in ,

PÃO DE DEUS. TRADICIONAL DE PORTUGAL!

PÃO DE DEUS

Pão de Deus -O tradicional pão de Deus é um tipo de pão doce, coberto com coco, muito característico e tradicional em Portugal

Ingredientes para 8 pães:
Massa

✅ 500g de farinha de trigo tipo 55
✅ 50g de açúcar refinado
✅ 50g de manteiga derretida e arrefecida (usei manteiga vegetal)
✅ 200ml de leite morno

✅ 1 ovo tamanho L à temperatura ambiente
✅ 1/2 saqueta de fermento seco (usei Fermipan)
✅ 1 pitada de sal fino

Cobertura:

✅ 100g de coco ralado
✅ 50g de açúcar refinado
✅ 1 ovo tamanho XL + 1 gema para pincelar
✅ açúcar em pó q.b. para polvilhar no final

Preparação:

Na bancada da cozinha, colocar a farinha e abrir um buraco ao meio. Adicionar os restantes ingredientes e o leite cuidadosamente para não sair dos lados.

Ir misturando de dentro para fora até todo o líquido ser absorvido pela farinha. Amassar até ficar uma massa bem lisa (cerca de 10 a 15 minutos). Colocar numa taça, tapar com um pano ou película aderente e levar a levedar em local quente e livre de correntes de ar, até dobrar de volume (cerca de 2 horas).

Depois de levedada, polvilhar a bancada da cozinha e dividir a massa em 8 bolinhas iguais, tentando não mexer muito na massa. Colocar no tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal. Pincelar com gema de ovo batida (eu usei o ovo inteiro por engano, só a gema dá um acabamento mais bonito).

Para a cobertura, misturar bem o coco, com o açúcar e o ovo e dividir pelas oito bolinhas. Deixar a levedar mais alguns minutos, cerca de 30 minutos ou até mais. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 30 minutos. Polvilhar depois de cozidos com açúcar em pó.

Fonte: omeutempero.blogspot.pt

Bombons de chocolate com recheio de café

FEIJÃO FRADE COM ATUM. UMA REFEIÇÃO FRESCA DE VERÃO!