in ,

COMO FAZER ARROZ DE FEIJÃO

Arrozdefeijao
ARROZ DE FEIJÃO

A gastronomia Portuguesa é composta por diversos pratos específicos como o cozido á Portuguesa, o bacalhau, o arroz doce, entre outros. Nesse leque de receitas está o arroz de feijão o qual possui um sabor tradicional e a possibilidade de ser acompanhado com carnes e peixes. De seguida está a receita deste prato assim como alguns truques para melhorar o sabor e deixar o seu arroz de feijão perfeito.

Ingredientes

✅1 Cebola media

✅2 Dentes de alho

✅150g de tomate enlatado

✅Azeite qb

✅Pimenta preta qb

✅500 Ml de água

✅¼ Kg arroz

✅Sal qb

COMO FAZER ARROZ DE FEIJÃO

1º Passo – Parte-se a cebola e o alho em pedaços pequeninos. Num tacho de fundo antiaderente, coloque o azeite, apenas o suficiente para fazer o refogado e leve ao lume médio. De seguida, junte a cebola e o alho picados. Agora, o tomate tem que ser retirado da lata e a casca removida. A seguir junta-se ao refogado. Deixe ao lume durante cerca de cinco minutos ou até os vegetais estarem cozidos.

2º Passo – Quando o refogado estiver pronto, adiciona-se a água. Mexa bem e coloque o feijão. Utilize a quantidade que desejar, tudo depende dos seus gostos. Deixe ferver a água durante dez minutos e vá mexendo bem. Tempere de sal. Quando a água levantar fervura adicione o arroz e misture tudo muito bem.

3º Passo – Depois de cerca de dez minutos a água já terá desaparecido quase toda. Dependendo do seu gosto, pode retirar o arroz mais cedo se gostar dele mais molhado, ou então se gosta dele seco deixá-lo mais tempo ao lume.

4º Passo – Quando pronto retire do lume e sirva.

Variantes da Receita

Arroz de feijão á Portuguesa

Adicione ao arroz alguns ingredientes para dar tanto um sabor diferente como aumentar os valores nutricionais. Por exemplo, pode colocar um pouco de chouriça e carne. Isto vai-lhe dar um sabor típico Português.

Truques para um arroz de feijão perfeito

Para dar um sabor especial ao preto pode cozer você mesmo o feijão em vez de utilizar os enlatados que comprar no supermercado. Assim também poderá utilizar a água do caldo do feijão de modo a deixar o arroz mais cremoso.

Se quiser deixar o seu arroz bem soltinho existem diversas técnicas que podem ter em consideração. Ao comprar o arroz prefira os de formato alongado e de preferência de fornecedores que conheça. Sempre cozinhe o seu arroz em água quente. Nunca utilize água fria no processo. Aqueça previamente a água antes de a adicionar. Não precisa de estar a ferver, mas não é aconselhável estar menos que morna. Outra técnica que também deve ter em conta é no refogado. Tenha atenção em dourar bem a cebola e o alho de modo a não os deixar muito pesados.

Alem destes factores, tenha também em conta o tamanho e o tipo de tacho que usa. Ao cozer o arroz o seu volume vai aumentar por volta de 50% por isso o tacho tem que suportar esse tamanho. Em relação ao fundo, tenha cuidado com os fundos grossos pois seguram mais o calor. Assim, mesmo com o fogão apagado eles tendem a continuar o cozimento. O ideal é um tacho com fundo fino e antiaderente.

Creditos: https://asminhasreceitas.com

Sobremesa espera marido

COMO FAZER PANQUECAS