in

Leite Creme Espanhol

Leite Creme  Espanhol

Para hoje temos um doce bem típico de Espanha, aliás um doce tradicional da região da Catalunha, basicamente é uma variação de um leite creme, talvez um pouco denso por usar amido de milho para além das gemas para engrossar, no entanto a a crema catalana é acima de tudo conhecida pela sua cobertura de açúcar caramelizado bem torrado por cima, para isso precisas de um ferro de queimar açúcar ou um maçarico de cozinha, esta receita faz +/- 8 doses.

Leite Creme Espanhol

Ingredientes

  • Leite – 1lt
  • Natas – 100ml
  • Canela – 1 Pau
  • Laranja – 1 Casca
  • Limão – 1 Casca
  • Gemas – 6
  • Açúcar Amarelo – 180gr
  • Amido de Milho – 90gr (Maizena)
  • Açúcar – Para Polvilhar e Caramelizar

Instruções

  1. Começa por adicionar o leite, natas, pau de canela, cascas de laranja e limão num tacho, leva a um lume brando até começar a ferver, fazes isto para infundir os aromas da canela, laranja e limão no creme.
  2. Numa tigela a parte bate as gemas com o açúcar até obteres um creme esbranquiçado, de seguida adiciona o amido de milho e bate outra vez até obteres uma mistura bem suave.
  3. Depois do leite ferver uns 5 minutos, retira do lume e retira o pau de canela e as cascas de limão e laranja.
    Agora sempre mexendo no creme com as gemas vai deitando colheradas do leite quente, fazes isto para aquecer as gemas e não deixar estas coalharem, quando o creme com as gemas estiver quente, deita este em fio de volta no tacho com o leite quente e volta a levar tudo ao lume brando.
    Sempre a mexer lentamente vai demorar um pouco mas vais ver que a uma certa altura vai começar a engrossar, deixa cozinhar mais uns 2 minutos e depois retira e deita em pequenas tacinhas.
    Deixa arrefecer e depois leva ao frigorífico por pelo menos umas 2 ou 3 horas antes de servir.
    Na altura de servir cobre de açúcar e usa um maçarico para tostar e caramelizar bem o topo do doce, eu prefiro uma camada fina e estaladiça mas a versão mais tradicional espanhola leva uma cobertura bem grossa de açúcar, podes ajustar isso deitando mais ou menos açúcar e já está, pronto a servir, bom apetite!

Creditos: Para hoje temos um doce bem típico de Espanha, aliás um doce tradicional da região da Catalunha, basicamente é uma variação de um leite creme

Creditos: www.iguaria.com

7 Dicas para Cozinhar com Álcool

Pipocas de Cinema