in ,

Como fazer Água de Flores de Laranjeira

Como fazer Água de Flores de Laranjeira
Água de Flores
Água de Flores

A água de flores de laranjeira é um aromatizante obtido pela destilação das flores brancas que crescem nas laranjeiras, limoeiros e cidreiras.

Para a preparar, as flores deverão estar secas, pelo que deverá comprá-las neste estado ou apanhá-las da árvore e deixá-las secar. As flores de laranjeira são tradicionalmente colhidas em maio, para não pôr em causa os futuros frutos; para o fazer são colocados sacos por baixo das árvores, onde se recolhem as pétalas que depois se deixam secar completamente, à sombra ou ao sol, durante várias semanas.

Foram os árabes que começaram a fazer a sua utilização na cozinha e, hoje em dia, tem uma utilização ampla a nível mundial. A sua utilização maioritária é para fins culinários, sobretudo no âmbito da confeitaria, mas também podemos encontrá-lo nas área da perfumaria e estética.

A decisão de publicarmos um artigo com indicações sobre o modo de preparação deste ingrediente prende-se com o facto de constar em algumas receitas publicadas por nós, mas vem sobretudo na sequência de vários pedidos que temos recebido dos nossos seguidores para que indiquemos onde se pode comprar e, acima de tudo, como se faz. Aqui está, pois, a receita…

Poderá ajustar as quantidades dos ingredientes de acordo com a necessidade, mas a proporção de referência é de 50 gramas de flores por cada ½ litro de água mineral, 50 gramas de flores de laranjeira secas.

Ingredientes:

  • ½ litro de água destilada (veja nota)
  • 50 gramas de flores de laranjeira secas

Confeção:

Coloque as flores num recipiente fundo e cubra-as com a água.

Misture um pouco e tape com película aderente | papel filme para que a água impregne bem o aroma das flores. Deixe repousar durante um dia, em um lugar fresco e escuro.

Passadas 24 horas, coe a água com um coador de de rede muito fina (poderá usar um pano de algodão limpo).

Deixe repousar entre 30 minutos e uma hora.

Deite a água de flores de laranjeira em potes ou garrafas esterilizados. Feche e guarde no frigorífico.

Nota:
  • A água usada deve ser preferencialmente destilada, mas, à falta desta, poderá usar água mineral.

Creditos: http://www.docesregionais.com

Como Calcular o Peso e Tamanho de um Bolo

Como fazer Massa Quebrada