Com a crescente tendência do cake design foram surgindo diversas pastas e massas para conseguir fazer bolos com decorações cada vez mais reais, atrativas e ousadas. A massa de pastilhagem, também conhecida somente por pastilhagem, é uma das que permite criar magníficos efeitos para decoração de bolos, sendo a receita muito parecida com a pasta americana. A semelhança é tal que as duas chegam a ser confundidas, embora tenham texturas e aplicações diferentes:

- A massa americana destina-se à cobertura de bolos, sendo a pastilhagem usada para a criação de figuras decorativas (flores, bonecos, enfeites e objetos diversos).
- Como não leva gordura na sua confeção, a massa de pastilhagem, ao contrário da pasta americana, fica muito dura quando seca e é isso que lhe permite ser usada no fabrico dos elementos de decoração de bolos.
Como a generalidade das pastas de açúcar, esta massa não suporta humidade, pelo que não deve ser guardada no frigorífico | geladeira. Depois de pronta, seca muito rapidamente e as peças feitas com elas ficam duras e mantêm-se firmes.
Há diversas receitas para fazer pastilhagem, umas com gelatina, outras com claras de ovo, levando quase todas elas CMC (cola alimentar para fixar as peças decorativas e uma substância espessante que ajuda a massa a secar). Apresentamos duas receitas diferentes, para que possa preparar aquela que mais se adequa ao seu gosto e/ou aos ingredientes que tem disponíveis.
1. Receita com gelatina
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de CMC
- 100 ml de água
- 1 saqueta de gelatina neutra
- 750 g de açúcar em pó | açúcar de confeiteiro
- maisena q.b. p/ trabalhar a massa
Confeção:
Misture o CMC com o açúcar e reserve.
Hidrate a gelatina na água e leve a derreter em banho-maria.
Deite a gelatina, ainda quente, sobre a mistura do açúcar com o CMC e vá ligando até obter uma massa homogénea.
Polvilhe uma superfície lisa com maisena e amasse o preparado até que fique maleável.
Como a massa seca muito depressa, vá trabalhando pequenas porções à medida do que necessita para modelar as peças. Guarde a massa restante em sacos plásticos fechados.
2. Receita com claras
Ingredientes:
- 1 colher (sobremesa) de glucose
- ±1 kg de açúcar impalpável
- 2 colheres (sopa) de CMC
- 4 claras
Confeção:
Deite as claras na batedeira e bata-as durante 1 minuto.
Acrescente 2 chávenas | xícaras do açúcar e os demais ingredientes.
Bata de forma a misturar bem os ingredientes (a massa fica pegajosa).
Coloque o preparado numa superfície lisa, polvilhada com um pouco do açúcar e vá adicionando o restante à medida que a vai trabalhando, até ter a consistência necessária para abrir com o rolo e trabalhar os enfeites desejados.
DICAS:
- Como esta massa seca muito depressa, vá trabalhando pequenas porções à medida do que necessita para modelar as peças. Guarde a massa restante em sacos plásticos fechados, para evitar o contacto com o ar.
- O tempo de secagem das peças depende de seu tamanho e pode variar de poucas horas até um dia.
- Não manuseie as peças antes de estarem totalmente secas, para que não se partam.
- À medida que modela as peças, deixe-as a secar sobre papel alumínio. Se a massa secar demais durante a manipulação, humedeça as mãos e massaje-a com cuidado para não a encharcar e fazer perder o ponto.
- Se desejar aplicar cor, aplique corante alimentar em gel em pequenas porções de massa, de acordo com a tonalidade e tamanho das peças que está a trabalhar.
Fonte: http://www.docesregionais.com