Emagreça e rejuvenesça com chocolate amargo ou negro
Comer chocolate pode emagrecer!? A sua ingestão pode ou não melhorar o metabolismo? Sabe que pode acelerá-lo, ajudando-o a diminuir gordura corporal..
por Ana Carolina Chick@
Por vezes passamos dias após dias a pensar em comer um quadradinho de chocolate. E ficamos presos à ideia de que não podemos comer para não estragar a dieta. Mas já pensou que pode ser um mito? Ou talvez não? Vamos então descobrir quais os seus benefícios.
O que é chocolate negro?
O chocolate negro, também designado por chocolate amargo, possui mais de 50% de cacau nos seus ingredientes. O chocolate amargo é composto por grãos de cacau torrados, pouco açúcar e sem leite. Existe chocolate negro com composição em média de 60 e 70% de cacau.
Quais as propriedades de uma barra de chocolate?
O chocolate negro contém antioxidantes que contribuem para a produção de leptina, que regula a saciedade diminuindo o apetite, melhora e acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso. Além disso, regula os níveis de glicose, reduz a pressão arterial e protege o coração, reduzindo as taxas de LDL e aumentando o colesterol “bom” HDL.
Afinal, como podemos emagrecer com a ingestão diária de chocolate?
Para emagrecer, é muito importante fazer uma dieta equilibrada (comendo peixe, carne, vegetais, frutas e frutos secos), ingerir água e líquidos, praticar actividade física regularmente e, aí então, comer 25 a 30 gramas de chocolate por dia, especialmente após o pequeno-almoço ou almoço.
O cacau acarreta benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de substâncias antioxidantes que protegem as células, mas como ao cacau acrescentam-lhe sempre açúcar e gordura, esses ingredientes têm algumas calorias e, aí é necessário não ultrapassar as quantidades aconselhadas.
As gorduras existentes no chocolate negro são principalmente prejudiciais para a saúde. Assim, quando consumido em excesso, pode mesmo aumentar o colesterol.
O chocolate recomendado para saúde e boa forma é, verdadeiramente, o cacau amargo (com pelo menos 50% de cacau) porque este tipo de ingrediente apresenta-nos uma percentagem razoável de cacau e ainda uma quantidade de outros nutrientes (magnésio; cobre e ferro; também potássio, zinco e selênio e ainda vitamina E – antioxidante e vitamina B12).
O cacau é mais rico em antioxidantes que protegem as células, prevenindo o envelhecimento precoce e ainda contribuí para o aumento da memória pois possuí maior concentração de magnésio e ferro.
Por seu turno, o valor nutricional do cacau presente numa barra de chocolate possui benefícios importantes para combater o colesterol, melhorar a saúde cardíaca, prevenir tromboses e é, ainda, um excelente anti-depressivo.
Como seleccionar o melhor chocolate para uma alimentação saudável?
O melhor chocolate deve satisfazer a algumas premissas-base, ora vejamos:
- Possuir percentagem de cacau superior a 50%;
- Na tabela nutricional, o cacau deve ser o primeiro ingrediente;
- Possuir ainda uma porção limitada de açúcar, preferencialmente inferior a 9 gramas. O ideal será substituir o açúcar por stevia (é um adoçante natural composto por edulcorantes naturais e a sua folha seca é dez a vinte vezes mais doce que o açúcar de cana. Não possui calorias);
- Optar por chocolates feitos com ingredientes orgânicos, sem toxinas ou pesticidas para que possam aumentar a sua qualidade nutricional e, previsivelmente, não diminuir a quantidade de benefícios numa alimentação saudável.
Mas afinal, qual a informação nutricional aconselhada do chocolate?
A informação nutricional do chocolate negro, que se refere em média, é aproximadamente apresentada em 2 a 5 quadrados de uma barra de chocolate.
O valor nutricional por 25 a 30 gramas de barra corresponde a percentagens entre 52% a 84% de cacau.
Por exemplo, de acordo com a informação de rótulo do Pingo Doce relativa ao seu próprio produto, 1 dose de chocolate de 20 gramas possui 103 Kcal, 1,8 gramas de proteínas, 7,1 gramas de gordura, 8,3 gramas de gordura saturada, 4,6 gramas de carboidratos.
O chocolate amargo é, verdadeiramente, rico em antioxidantes mas também possui calorias e gorduras. Para proporcionar os melhores benefícios para a saúde, este ingrediente deve, de preferência, ser consumido após uma refeição, como o pequeno-almoço ou almoço, para fornecer energia para gastar durante todo o dia, regulando a saciedade. Dessa forma,melhorará e acelerará o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento.
Fonte: https://pt.blastingnews.com