in , ,

Emagreça e rejuvenesça com chocolate amargo ou negro

Emagreça e rejuvenesça com chocolate amargo ou negro
chocolate amargo
O poder do chocolate numa alimentação saudável.

Comer chocolate pode emagrecer!? A sua ingestão pode ou não melhorar o metabolismo? Sabe que pode acelerá-lo, ajudando-o a diminuir gordura corporal..

por Ana Carolina Chick@

Por vezes passamos dias após dias a pensar em comer um quadradinho de chocolate. E ficamos presos à ideia de que não podemos comer para não estragar a dieta. Mas já pensou que pode ser um mito? Ou talvez não? Vamos então descobrir quais os seus benefícios.

O que é chocolate negro?

O chocolate negro, também designado por chocolate amargo, possui mais de 50% de cacau nos seus ingredientes. O chocolate amargo é composto por grãos de cacau torrados, pouco açúcar e sem leite. Existe chocolate negro com composição em média de 60 e 70% de cacau.

Quais as propriedades de uma barra de chocolate?

O chocolate negro contém antioxidantes que contribuem para a produção de leptina, que regula a saciedade diminuindo o apetite, melhora e acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso. Além disso, regula os níveis de glicose, reduz a pressão arterial e protege o coração, reduzindo as taxas de LDL e aumentando o colesterol “bom” HDL.

Afinal, como podemos emagrecer com a ingestão diária de chocolate?

Para emagrecer, é muito importante fazer uma dieta equilibrada (comendo peixe, carne, vegetais, frutas e frutos secos), ingerir água e líquidos, praticar actividade física regularmente e, aí então, comer 25 a 30 gramas de chocolate por dia, especialmente após o pequeno-almoço ou almoço.

O cacau acarreta benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de substâncias antioxidantes que protegem as células, mas como ao cacau acrescentam-lhe sempre açúcar e gordura, esses ingredientes têm algumas calorias e, aí é necessário não ultrapassar as quantidades aconselhadas.

As gorduras existentes no chocolate negro são principalmente prejudiciais para a saúde. Assim, quando consumido em excesso, pode mesmo aumentar o colesterol.

O chocolate recomendado para saúde e boa forma é, verdadeiramente, o cacau amargo (com pelo menos 50% de cacau) porque este tipo de ingrediente apresenta-nos uma percentagem razoável de cacau e ainda uma quantidade de outros nutrientes (magnésio; cobre e ferro; também potássio, zinco e selênio e ainda vitamina E – antioxidante e vitamina B12).

cacau é mais rico em antioxidantes que protegem as células, prevenindo o envelhecimento precoce e ainda contribuí para o aumento da memória pois possuí maior concentração de magnésio e ferro.

Por seu turno, o valor nutricional do cacau presente numa barra de chocolate possui benefícios importantes para combater o colesterol, melhorar a saúde cardíaca, prevenir tromboses e é, ainda, um excelente anti-depressivo.

Como seleccionar o melhor chocolate para uma alimentação saudável?

O melhor chocolate deve satisfazer a algumas premissas-base, ora vejamos:

  • Possuir percentagem de cacau superior a 50%;
  • Na tabela nutricional, o cacau deve ser o primeiro ingrediente;
  • Possuir ainda uma porção limitada de açúcar, preferencialmente inferior a 9 gramas. O ideal será substituir o açúcar por stevia (é um adoçante natural composto por edulcorantes naturais e a sua folha seca é dez a vinte vezes mais doce que o açúcar de cana. Não possui calorias);
  • Optar por chocolates feitos com ingredientes orgânicos, sem toxinas ou pesticidas para que possam aumentar a sua qualidade nutricional e, previsivelmente, não diminuir a quantidade de benefícios numa alimentação saudável.

Mas afinal, qual a informação nutricional aconselhada do chocolate?

A informação nutricional do chocolate negro, que se refere em média, é aproximadamente apresentada em 2 a 5 quadrados de uma barra de chocolate.

O valor nutricional por 25 a 30 gramas de barra corresponde a percentagens entre 52% a 84% de cacau.

Por exemplo, de acordo com a informação de rótulo do Pingo Doce relativa ao seu próprio produto, 1 dose de chocolate de 20 gramas possui 103 Kcal, 1,8 gramas de proteínas, 7,1 gramas de gordura, 8,3 gramas de gordura saturada, 4,6 gramas de carboidratos.

chocolate amargo é, verdadeiramente, rico em antioxidantes mas também possui calorias e gorduras. Para proporcionar os melhores benefícios para a saúde, este ingrediente deve, de preferência, ser consumido após uma refeição, como o pequeno-almoço ou almoço, para fornecer energia para gastar durante todo o dia, regulando a saciedade. Dessa forma,melhorará e acelerará o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento.

Fonte: https://pt.blastingnews.com

10 benefícios da canela para a saúde

Atum Fresco no Forno