in

Arroz de Pato no forno. Deixa sempre um aroma fantástico na minha cozinha!

Esta é uma receita que faço habitualmente, deixa sempre um aroma fantástico na minha cozinha, muito apreciada por todos. Normalmente, para ser mais rápido utilizo peitos de pato e se pretendo fazer esta receita durante a semana, que tenho menos tempo para a sua preparação, cozo sempre os peitos de pato no dia anterior. Assim, deixo tudo preparado… no próprio dia, é só fazer o arroz e colocar no forno.

Ingredientes (p/ 4 pessoas)

4 peitos de pato
2 chávenas almoçadeiras de arroz
1 chouriço de carne
150 gr de toucinho fumado
1 cebola média
3 dentes de alho
1 colher de sopa de polpa de tomate
½ dl de azeite
2 folhas de louro
Colorau q.b.
Sal q.b
Pimenta q.b.
Noz moscada q.b.

Preparação

Num tacho, coza os peitos de pato com bastante água, ½ do chouriço, as folhas de louro e ½ de toucinho fumado, cerca de 40-50 minutos.
Entretanto, faça um refogado com o azeite, a cebola e os alhos picados, deixe alourar e acrescente a polpa de tomate, deixe refogar uns minutos. Depois do pato cozido, coe e reserve o caldo, deixe arrefecer os peitos. Desfie os peitos, corte o chouriço às rodelas e o toucinho aos bocados e acrescente tudo ao refogado. Adicione um pouco do caldo, para não queimar, e deixe os sabores se misturarem, acrescente um pouco de colorau e deixe ferver. De seguida, junte o arroz, envolva e deixe fritar uns minutos, em lume brando. Adicione o caldo, em quantidade o dobro da medida do arroz, tempere de sal, pimenta e noz moscada, deixe levantar fervura, depois reduza o lume e deixe cozer mais 10 minutos.
Num tabuleiro de ir ao forno, unte-o com um pouco de margarina, coloque todo o preparado e enfeite por cima com a outra metade do chouriço às rodelas e a outra metade do toucinho às fatias. Leve ao forno até ficar douradinho, cerca de 15-20 minutos.
Acompanhe com uma salada, a seu gosto!

Fonte:

Entrecosto grelhado

Tarte de requeijão