in

Fatias de Parida Natalícias

Uma mesa de Natal não esta completa sem umas belas fatias paridas, também conhecidas como rabanadas, fatias de ovos ou fatias douradas, basicamente são fatias de pão duro embebido em leite, passadas por ovo batido, fritas e por fim cobertas com caldas ou mais tipicamente açúcar e canela.

Para fazeres umas boas fatias de parida começas por escolher um bom pão o mais típico é um pão tipo baguete mas grosso, o importante é o formato e a massa, tem de ser um pão branco e com alguma densidade, se o pão é demasiado grosso ou denso depois de frito vai ficar demasiado duro se a massa for demasiado fofa depois de frito vai-se desfazer tudo.

Depois deixas o pão ficar duro, normalmente de um dia para outro é suficiente, mas 2 dias é o ideal, quanto mais duro ficar o pão melhor vai ficar o produto final, porque o pão vai absorver melhor o leite mantendo a sua integridade, também podes fatiar o pão com antecedência para este ficar recesso mais rapidamente.

Por fim depois de fritar escorre as fatias numa grelha ou em papel de cozinha e depois passa pelo açúcar e canela, muitas receitas pedem para passar pelo açúcar e pela canela logo após fritar, mas acho que assim ficam demasiado enjoativas e absorvem demasiado açúcar, ficam melhor se forem escorridas um pouco e passadas pelo açúcar e canela enquanto ainda estiverem quentes mas já bem escorridas.

Receita de Fatias de Parida Natalícias

Ingredientes

  • Pão Rústico – 8 Fatias
  • Ovos – 4
  • Leite – 600ml (Meio-Gordo)
  • Limão – 2 Cascas
  • Canela – 1 Pau
  • Canela – O Necessário (Em Pó)
  • Açúcar Amarelo – O Necessário
  • Óleo Vegetal – Para Fritar (usei de Girassol)

Instruções

  1. Começa a receita cortando o pão se ainda não tiveres cortado, queres fatias grossas normalmente uns 2 dedos de grossura é o ideal, se o pão é fresco o melhor é levar este todo cortado ao forno para torrar e secar um pouco, porque se usares pão fresco este vai desfazer-se ou vai criar fatias demasiado moles.
  2. Agora aquece o leite com as cascas de limão e o pau de canela, quando o leite começar a ferver retira do lume e deita num prato largo que dê para mergulhar 2 fatias de pão de cada vez.
  3. Bate agora os ovos e deita estes num prato de tamanho similar ao que usaste para o leite.
  4. Por fim prepara outro prato com açúcar amarelo e a canela (normalmente umas 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de canela).
  5. Também prepara um prato ou grelha com papel absorvente para escorrer as fatias depois de fritas.
  6. Prepara então uma frigideira funda com óleo suficiente para cobrir 2/3 de profundidade das fatias, deixa o óleo aquecer em lume médio-alto, deita um pouco de pão no óleo para saber quando está quente o suficiente o pão vai começar a fervilhar.
  7. Passa então o pão pelo leite, deixa embeber um pouco, depois passa pelo ovo e põe a fritar, não ponhas demasiadas fatias a fritar ao mesmo tempo, normalmente são 2 ou 3 de cada vez, frita um lado até ficar bem dourado, depois vira e frita o outro lado.
  8. Retira para o papel absorvente ou grelha, depois repete para fritares mais umas fatias, enquanto estas fritam, podes passar as fatias fritas pelo açúcar e canela e dispor numa travessa para servir.
  1. E já está, repetir até não teres mais pão. Bom Proveito e Feliz Natal!

Dicas: Algumas vezes é preciso um pouco mais leite ou um pouco mais açúcar e canela para polvilhar, isso é normal depende do pão algum pão absorve mais outros tipos de pão absorvem menos.

Também por vezes o óleo fica demasiado baixo, adiciona então um pouco mais de óleo, espera para voltar a aquecer e podes voltar a fritar mais.

Nota que ao fritar por o pão ter bastante liquido é capaz do óleo borbulhar bastante, toma cuidado, também usa uma escumadeira para ir limpando o óleo, especialmente se fores fritar muitas fatias de uma só vez, pedacinhos e restos queimados a fritar dão um sabor de queimado ás fatias.

As rabanadas também são conhecidas como French Toast no Reino Unido e Estados Unidos, Pain Perdu na França, Tostadas Francesas na America do Sul, claro as receitas com as suas variações.

Também se queres uma variedade sem fritar em óleo, corta então o pão mais fino e leva este a fritar numa frigideira untada de manteiga, como se tivesses a fazer panquecas.

https://www.iguaria.com/

Bolo Trança de Natal

Polvo de Natal com Couve e Batatas Assadas