in

Receita de Farta Rapazes

Os bolos chamados “Farta Rapazes” têm uma história interessante e estão ligados à tradição e cultura de Viana do Castelo, em Portugal. Acredita-se que o nome “Farta Rapazes” tenha origem na expressão popular “fartar rapazes”, que significa “saciar jovens rapazes” ou “dar uma boa refeição a rapazes”.

A história desses bolos remonta ao século XIX, quando eram preparados em ocasiões especiais, como festas religiosas e casamentos. Inicialmente, eram feitos em tamanho grande, para alimentar um grande número de pessoas. A massa era rica em ovos e outros ingredientes, resultando em um bolo fofinho e saboroso.

Com o passar do tempo, os “Farta Rapazes” passaram a ser preparados em tamanho individual, em forma de pequenos bolos. A massa era recheada com um delicioso creme de ovos, conferindo-lhes um sabor único e característico.

Atualmente, os Bolos Farta Rapazes são um ícone da doçaria tradicional de Viana do Castelo. São apreciados como uma especialidade local e são encontrados em diversas pastelarias da região. Além disso, esses bolos são também uma atração turística, pois representam uma parte importante da herança gastronômica de Viana do Castelo.

Os Bolos Farta Rapazes são uma verdadeira delícia, preservando a tradição e o sabor da culinária local. É uma iguaria que vale a pena experimentar ao visitar Viana do Castelo!

  • 1Kg de farinha,
  • 450g açúcar,
  • 250ml de leite,
  • 1 copinho de azeite não muito grande,
  • 1 cálice de aguardente eu usei whisky,
  • 1 colher de chá com fermento,
  • 1 colher de chá com bicarbonato de sódio e
  • 6 ovos

Por num recipiente grande a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato de sódio e uma pitada de sal.
Mexer bem e fazer um buraco no meio e deitar os restantes ingredientes e mexer até ficar com uma consistência um pouco presa.

Deitam-se montinhos com uma colher de sopa no tabuleiro do forno polvilhados com farinha (devem ficar separados porque crescem muito).
Ao tirarem-se do forno, barram-se com gema de ovo e polvilham-se com açúcar ou canela a gosto de cada pessoa.

P.S. Se o leite estiver morno ficam mais fofinhos

Fonte original todos os direitos reservados a:
https://www.facebook.com/JoaoRenatoSR

Receita das famosas Bolas de Berlim

Sobremesa Gelada de Morango