in

Sopa de Feijão com Alabaças muito apreciadas no Alentejo

Sopa de Labaças com Feijão muito apreciadas no Alentejo

São especialmente apreciadas no Alentejo, onde tradicionalmente são usadas em variadas e deliciosas receitas. Devem-se colher preferencialmente apenas as folhas jovens que estão junto ao solo, e a melhor época é durante o Inverno e Primavera pois, chegando o tempo quente, as folhas começam a ficar demasiado amargas e fibrosas.

Ingredientes:

(para 2 pessoas)

  • Um molho pequeno de folhas de Labaças
  • 1 lata de feijão manteiga cozido de 410 gramas (ou cozer à parte o feijão)
  • 1 cebola média picada ou em fatias finas
  • 2-3 dentes de alho picados ou fatiados
  • 1 folha de louro
  • Sal e azeite qb
  • Água q.b.
  • Arroz (opcional)

Preparação:

1 – Cozer por 5 – 10 minutos as folhas das Labaças numa panela com bastante água. Se as folhas forem muito grandes, podem ser cortadas em pedaços. De seguida deitar fora a água, escorrer e reservar as folhas. Esta pré-cozedura tem como objectivo retirar o amargo e o ácido das folhas das Labaças.

2 – Aquecer o azeite numa panela e nele refogar durante poucos minutos a cebola, o alho e a folha de louro, sobre lume baixo, até a cebola começar a ficar tenra.

3 – Juntar as folhas das Labaças cozidas e escorridas e, mexendo sempre, deixar refogar mais 2-3 minutos.

4 – Juntar o feijão cozido, e o arroz cozido (alguns bagos – opcional) e o sal e, mexendo sempre, deixar aquecer por poucos minutos, misturando bem todos os ingredientes.

5 – Juntar a água, mexer bem, levar à fervura, e deixar cozer, com tampa e sobre lume brando, durante 10 minutos.

Esta receita é baseada em receitas típicas do Alentejo. A sopa tem um sabor delicioso e muito característico. Eu costumo comê-la simples, mas é também comum ser servida sobre fatias de pão. Alternativamente pode ainda ser acompanhada com fatias de pão frito em azeite. É deliciosa de todas as maneiras. Nas receitas tradicionais é também comum adicionar alguns poejos ou coentros ao refogado inicial.

Notas:

As folhas de todas as espécies Rumex spp. contêm ácido oxálico que, se ingerido em grandes quantidades, pode ser tóxico, e perturbar a absorção de outros nutrientes, especialmente o cálcio e o ferro. Pessoas com reumatismo, artrite, gota, osteoporose, ou pedras nos rins, devem evitar consumir estas plantas. Para pessoas saudáveis, e se consumidas em quantidades moderadas, são perfeitamente seguras, tanto mais que a pré-cozedura retira grande parte do ácido oxálico nelas contido. Dito isto, o ácido oxálico não é nenhum bicho papão e está presente em muitos legumes e verduras cultivadas, como por exemplo, nos espinafres, acelgas, beterrabas, etc – não tem problema nenhum, desde que não se abuse.

Colha apenas o necessário, e tente minimizar os danos causados nas plantas, se possível repartindo a colheita de folhas por vários exemplares, para um menor impacto em cada um deles. Nunca arranque as plantas pela raiz – apanhe apenas as folhas que for consumir.

Fonte: http://naturezanoprato.blogspot.com/

Salada de Ovas de bacalhau 

Como se cultiva o marisco dos pobres? O Tremoço Alentejano