in

Receita de Pica-no-Chão. Um prato tipicamente português

Não se conhece a origem desta iguaria portuguesa, sendo que se dá este nome a pratos confecionados com sangue fresco de animal, e apesar deste ser um prato tipicamente português e se encontrar também em alguns países da Europa, o que é certo é que foram os portugueses a “espalhar” esta receita pelo mundo, de Cabo Verde ao Brasil, de Angola a Moçambique.

Em Portugal são dezenas os pratos que se confecionam com sangue, mas é no Alto Minho que esta iguaria é mais famosa, encontrando por todos os recantos Cabidelas que nos fazem chorar por mais.

Para uns o segredo está na galinha caseira, para outros está no sangue, para outros está nos potes de ferro que dão um sabor único “à coisa”.

Bem, aqui fica uma receita, caseirinha:

Ingredientes:

1 frango caseiro partido em pedaços
azeite qb
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 raminho de salsa

1 copo de vinho branco
6 colheres de sopa de polpa de tomate (facultativo)
sangue fresco do frango
vinagre de vinho branco qb
pimenta qb
sal qb
2 chávenas e arroz carolino
cominhos moídos qb

Preparação:
Coloque o azeite num tacho, juntamente com as cebolas picadas, os dentes alho com a casca, as folhas de louro e a salda e deixe alourar um pouco.

Junte o frango partido em pedaços, tempere com sal e pimenta, coloque a polpa de tomate se optar por usar, e regue tudo com o vinho branco, acrescente um pouco de água, deixe ferver e tape.

Reduza o calor e deixe ficar a estufar lentamente até a carne ficar macia. Coloque o sangue numa tigela e acrescente cerca de 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre (depende se gosta ou não do travo do vinagre no arroz), e reserve.

Quando a carne estiver pronta, retire-a e deixe-a de parte tapada com papel de alumínio, para não perder o calor.

Acrescente água suficiente para fazer o caldo para cozer o arroz ( para fazer um arroz malandrinho deve usar o triplo da água em relação ao arroz), assim que começar a ferver acrescente o arroz, retifique o sal e deixe cozer lentamente (lume baixo).

Assim que o arroz estiver quase pronto acrescente o sangue e os cominhos a gosto e deixe cozinhar cerca de 5 minutos, desligue.

Coloque o frango numa travessa funda e vire o arroz em cima, ou se preferir coloque o arroz e depois o frango (eu fiz assim para a fotografia), sirva de imediato para que o arroz não seque.

Bom apetite!

Fonte: Grupo de Facebook Aldeias de Portugal

Receita de Alheira com Grelos. Típico da gastronomia portuguesa

Como o Xarope da Avó pode aliviar os sintomas da gripe, tosse e constipação em poucos dias