em

Bolos de Arroz. É talvez dos bolos mais portugueses.

Voltei á minha infância, ao fazer estes bolos de arroz. Nas pastelarias não havia a variedade que há hoje, nem íamos á pastelaria todos os dias. Mas quando íamos era um prazer apontar o dedo para a vitrine e pedir um bolo de arroz e acompanha-lo com uma meia de leite. Desenrolar o papel era obrigatório antes de o comer.

O bolo de arroz a par do pastel de nata, é talvez dos bolos mais portugueses. São os nossos “muffins”. Mais simples, bolos de manteiga com uma textura macia e com a crocância no topo dada pelo açúcar. Mas perderam lugar nas nossas pastelarias. É pena.

Espero que gostem.

Ingredientes:

180 gr açúcar
150 gr manteiga
150 gr de farinha de trigo
100 gr de farinha de arroz
100 ml de leite
1 c. de chá de fermento
3 ovos
açúcar para polvilhar

Preparação:

O bolo de arroz precisa de formas próprias ou de metal ou de papel. Mas a necessidade aguça o engenho e a Rita no seu vídeo mostra como se podem fazer as formas com os rolos do papel higiénico.
Comece por preparar as formas, que devem ter mais ou menos 6 cm de diâmetro e 4 a 5 cm de altura.
Se não tiver as cintas próprias também as pode fazer com papel vegetal. Enrole as cintas á volta do interior das formas, coloque-as em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal. Os originais têm no fundo papel tipo hóstia, mas não precisa, o papel vegetal faz o mesmo efeito. Reserve.
Bata a manteiga amolecida, não derretida, com o açúcar. Depois junte os ovos um a um batendo sempre. Adicione a farinha de trigo, depois a de arroz e o fermento, continua a bater, agora em velocidade baixa. Junte o leite e envolva.
Coloque a massa em cada forma. Usei uma colher de gelado para ficarem mais ou menos todos do mesmo tamanho. Por fim polvilhe a massa com açúcar, mais ou menos uma colher de chá, por cada bolo, vai ser este açúcar que lhe vai dar o crocante no topo do bolo.
Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 15 a 20 minutos, mas confira sempre com um palito.
Deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe acabar de arrefecer numa grade.

Bom Apetite.

https://dahortaparaacozinha.com/

O que achou desta receita?

Batata-doce grelhada: fáceis para refeições saudáveis

Dobrada típica do norte do país