em

Bolos de Arroz. Receita tradicional da nossa infância!

Os bolos de arroz caracterizam-se pelo seu formato peculiar, envoltos numa tira de papel, e pela sua massa seca, mas fofa. São uma das receitas tradicionais que fazem parte da nossa memória de infância – quem não se lembra dos papeis brancos a dizer “Bolo de Arroz – Fabrico Especial desta Casa”?…

Hoje em dia, infelizmente, nas pastelarias, nem sempre é fácil encontrar estes bolos tal como nós saboreávamos em crianças. Os bolos agora assemelham-se muito aos queques, cobertos de gordura, o que os torna muito enjoativos. Por isso, nada melhor do que fazer a receita caseira, muito simples e rápida, para voltar a sentir o verdadeiro sabor de um dos bolos mais característicos dos nossos tempos de infância. 😉

Ingredientes:

(para 8 a 10 bolos de arroz)
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 100 g de farinha de arroz
  • 100 g de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga
  • 150 g de açúcar + q.b. p/ polvilhar (opcional)
  • 3 colheres (sopa) de leite
  • 3 ovos
  • casca de 1 laranja (opcional)

Confeção do modo Tradicional:

Pique muito bem a casca de laranja até ficar em partículas finíssimas.Bata a manteiga com o açúcar e junte a laranja pulverizada, envolvendo bem.Junte depois os ovos, um a um, continuando a bater.Acrescente as farinhas, previamente misturadas com o fermento, e o leite. Bata até obter uma massa homogénea.Deite a massa em formas de aro (6 cm de diâmetro x 5 cm de altura) e, se desejar manter o aspeto típico dos bolos, forre-as com tiras de papel (vegetal ou manteiga) com 6 cm de largura, que ficarão depois a circundar os bolos de arroz.

Leve ao forno cerca de 30 minutos ou até que os bolos comecem a ficar dourados.Durante a cozedura, quando os bolos já estiverem crescidos e quase cozido, mas ainda sem cor, polvilhe a superfície com um pouco de açúcar para fazer a crosta característica e tão saborosa.

Preparação na Bimby:

Coloque a casca de laranja no copo e pulverize 5 seg./ velocidade 9.

Adicione o açúcar e a manteiga e programe 2 min./ 50º C/ velocidade 3.

Programe mais 2 min./ velocidade 3 e, com a Bimby em funcionamento, junte os ovos, um a um, pelo bocal da tampa.

Acrescente o leite, as duas farinhas, o fermento e programe 30 seg./ velocidade 4.

Ligue o forno a 180º C.

Deite a massa em formas de aro (6 cm de diâmetro x 5 cm de altura) e, se desejar manter o aspeto típico dos bolos, forre-as com tiras de papel (vegetal ou manteiga) com 6 cm de largura, que ficarão depois a circundar os bolos de arroz.

Leve ao forno cerca de 30 minutos ou até que os bolos comecem a ficar dourados.

Durante a cozedura, quando os bolos já estiverem crescidos e quase cozido, mas ainda sem cor, polvilhe a superfície com um pouco de açúcar para fazer a crosta característica e tão saborosa.

Dica:

Se tiver a Bimby, pode fazer a farinha de arroz em casa; basta colocar o arroz no copo medidor (bem limpo e seco) e pulverizar na velocidade 9 até ficar bem fino. Para ter uma estimativa das medidas, 1 copo, raso, leva 100 g de arroz.

Receita atualizada a partir de http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2015/06/bolos-de-arroz.html

O que achou desta receita?

-1 Points
Upvote Downvote

Espetadas de Peru no forno

Bolachas de Cerveja