em ,

Cadelinhas, ou conquilhas à bolhão pato

Cadelinhas é a forma como eu gosto de chamar às Conquilhas.
Conquilhas é a maneira como as gentes lá mais para o sul gostam de chamar às cadelinhas.


Cadelinhas ou Conquilhas, são uns bivalves que eu adoro! Quando vou de férias para o Algarve, é ver toda a gente na maré baixa a rodar o pé dentro de areia para apanhar os ditos bichinhos. Com proibição ou sem ela, por causa das intoxicações, o pessoal não se importa, de “ganhar” uma dor de barriga? Fica sempre bem, quando dizem aos amigos que aquelas cadelinhas foram eles que apanharam! 🤣😖😩🤮🤢🤣
Antigamente as que se compravam na praça vinham sempre com muita areia. Havia montes de teorias para lhes tirar a areia. Uma era pô-las de molho de um dia para o outro em água com bastante sal. Eu não sei se punha sal a mais, mas, a verdade é que quando as ia cozinhar muitas estavam mortas. Depois era a mesma coisa, mas, com farinha, diziam que elas comiam a farinha de trigo e deitavam fora a areia! Ainda morriam mais! Em algumas bancas das praças vendiam e vendem as cadelinhas com um baldinho de água do mar para quando chegarmos a casa as pôr de molho.
Hoje em dia já se compram depuradas. Quase sem areia! Já não as ponho de molho! Assim que chego casa vão para a gaveta de baixo do frigorífico. Na altura de cozinhar, passo-as por água doce e vão diretamente para a frigideira!
Às vezes ainda tem um pouco de areia, mas não tem nada a ver com aquelas que comia antes!
Agora vamos cozinhá-las:

Ingredientes

  • Cadelinhas – 1kg
  • Alho – 6 dentes inteiros esmagados com a pele, ou cortados em laminas grossas
  • Coentros – 1 molho picados
  • Azeite – a cobrir o fundo da frigideira
  • Limão – 1/2, opcional

Instruções

Numa frigideira grande com o azeite, aloire os alhos, baixe o lume e deite as cadelinhas com os coentros, envolva tudo muito bem e vá deixando que elas abram, assim que vir que estão todas abertas, retire imediatamente do lume para que não cozinhem demais e minguem tanto que quase desapareçam. Se gostar regue com o sumo de limão! Eu como não gosto muito como-as só assim!
Depois ainda há outras versões para aumentar o molho. Um pouco de água, um pouco de vinho branco, ou também há quem lhes ponha mostarda misturada com cerveja, logo no início, fica mais molho e não é mau de todo.
É assim como um bulhão pato aldrabado!

Eu gosto de todas as formas!!!

http://www.grafe-e-faca.com/

O que achou desta receita?

Receita deTia Adelina