em ,

Como Calcular o Peso e Tamanho de um Bolo

Como Calcular o Peso e Tamanho de um Bolo

Quando estamos a organizar uma festa de aniversário ou outra em que o bolo tem um papel importante, um dos aspetos que levanta mais dúvidas é saber qual o peso ou tamanho que deve ter o bolo ou torta. Deixamos-lhe algumas indicações que poderão a definir qual é o peso ideal, atendendo ao modelo, tamanho pretendido e número de pessoas que estarão presentes na festa.

Deve-se ter em consideração não só o número de convidados, mas também o tipo de festa e o que irá ser servido. Em festas de crianças, por exemplo, tem-se em conta somente 70 a 80% do número de pessoas para definir o tamanho do bolo. Se for numa festa de aniversário ou de casamento, há a considerar os doces e outros bolos que irão ser servidos, pois isso também irá pesar na quantidade de bolo que cada pessoa irá comer.

Há, no entanto, um peso de referência para os bolos e tortas | rocambole (no Brasil), sendo também comum fazer-se a ponderação pelo número de fatias. Apresentaremos as duas formas para que possa definir melhor as pesagens e tamanho dos seus bolos.

Em termos gerais, cada pessoa comerá aproximadamente 100 gramas de bolo e 120 gramas de torta.

Vejamos o caso das tortas:

Para os bolos, embora haja a indicação aproximada de peso, torna-se mais prático calcular por fatias, pois pode-se calcular consoante a forma que pretende. Sendo um bolo alto, para os 100 gramas de referência, a fatia será estreita; um bolo baixo já terá a fatia mais larga.

Apesar das indicações aqui apresentadas, há que ter em conta que o peso do bolo pode variar conforme a utilização específica de massas, recheios e coberturas. É, por isso, impossível precisar exatamente o peso do bolo, porque tudo dependerá da forma como será coberto (pasta de açúcar, chantilly, …) e recheado (sem recheio, somente com creme, com fruta).

Creditos: http://www.docesregionais.com

O que achou desta receita?

Receita deTia Adelina