em

Como manter o seu frigorífico limpo e bem organizado

1. Limpe bem os frascos que tem sempre lá dentro Depois de os usar, confirme que os seus molhos e condimentos não estão a pingar. Limpe bem os frascos por fora e confirme se os seus tupperwares com restos estão bem fechados e limpos por fora. Mantenha perto do frigorífico um rolo de papel de cozinha para limpar os recipientes rapidamente, de vez em quando. Desta forma, vai evitar que os frascos e os tupperwares que estão há uma eternidade no seu frigorífico fiquem colados às prateleiras e às gavetas.
2. Não ponha carne crua na prateleira de cimaSe o molho ou o sangue da carne começar a pingar (o que convenhamos, é um clássico!) vai enfrentar um problema sério de contaminação em escala. Imagine o efeito de um dominó a cair… Resultado: terá de limpar, não uma prateleira, mas o frigorífico inteiro. Por isso, mantenha a carne na prateleira de baixo onde poderá conter eventuais danos colaterais.
3. Reforce as embalagens de determinados alimentos antes de os colocar no frigoríficoAqueles sacos abertos onde costumam vir as cenouras e alguns vegetais levam-me ao desespero porque espalham sujidade por todo o lado! Se os colocar dentro de outros sacos ou de um tupperware destapado vai ver que poupa muito trabalho. E já agora embale a carne em dois sacos. Nunca é demais!
4. Coloque os alimentos cujo prazo de validade está a terminar à frenteÉ óbvio, não é? Se os vir, vai comê-los. Se estiverem escondidos, esquecemo-nos de que eles estão lá. E este é o meu maior erro. Como costumo arrumar tudo à pressa quando chego do supermercado, normalmente ponho os queijos frescos e os iogurtes no fundo da prateleira, bem arrumadinhos. Resultado: como os meus queridos e dóceis filhos nunca os encontram, estragam-se – parecem daqueles projetos de ciências que eles trazem da escola e é um crime. Depois, sobra para a pobre da Mãe Mistério que acaba por comer tudo fora de prazo porque é incapaz de deitar comida fora.
5. Invista em acessórios para organizar os alimentos no frigoríficoHoje em dia, há imensos gadgets úteis para ajudar a alinhar e a organizar os produtos nas prateleiras: desde divisórias próprias a bloqueadores de garrafas ou tabuleiros redondos giratórios, por exemplo. Assim, cada alimento já terá à partida um lugar destinado dentro do seu frigorífico e o risco de entornar, partir ou sujar é menor.

Foto: ikea
Texto: casalmisterio

O que achou desta receita?

banana

Saiba como conservar as bananas mais tempo sem ficarem demasiado maduras

Gargantas de Freira