in ,

Dicas para poupar água em casa. Todos devemos fazer isto!

Economizar água é um dever de todos. Com as alterações climatéricas a água potável e cada vez mais escassa em muito locais no mundo.

A água é um bem natural muito importante para todos e sabemos que no futuro pode faltar água. Por isso devemos poupar ao máximo o consumo de água em tarefas diárias.

Veja aqui algumas sugestões de como pode poupar água em casa:

Formas de economizar água em casa

Casa de banho

Poupar água ao escovar os dentes

Invés de deixar a torneira aberta, utilize um copo para enxaguar a pasta de dente da boca e abra a torneira apenas para molhar a escova de dente.

Poupar água na sanita

Se puder, aposte nos modelos que possuem reservatório de água, que elimina uma quantidade certa a cada descarga.

Caso tenha os modelos tradicionais, experimente não segurar o botão da descarga durante muito tempo.

Chuveiro

Os banhos precisam ser menos demorados, não importa se a ideia é lavar o cabelo ou apenas tomar um banho no corpo. O ideal é que não ultrapassem os 15 minutos. Para economizar ainda mais, experimente fechar a água enquanto se ensaboa.

O mesmo se aplica a lavagem dos cabelos. Molhe-os, desligue o chuveiro, aplique o champô e esfregue. Volte a ligar o chuveiro para realizar o enxague.

Cozinha

Na cozinha o consumo de água ocorre na pia e pode reverter isso quando for lavar a louça. Invés de manter a torneira aberta desde o início da lavagem, primeiro ensaboe tudo – ou o máximo de coisas que conseguir colocar no espaço do lado da pia – e enxague tudo de uma vez só.

Assim que terminar, feche a torneira. Uma dica que pode facilitar a tarefa é colocar toda a louça que já esfregou com detergente numa bacia, assim consegue lavar todas as peças e enxaguar junto.

Além disso, para deixar a cozinha mais limpa, experimente adotar o famoso “usou – lavou”. Assim que terminar de utilizar uma xícara, por exemplo, já a esfregue com a esponja e enxague. Encontrou outras louças na pia? Aproveite para lavar tudo.

Área de serviço

Na área de serviço existem duas coisas com as quais você precisa se preocupar:

Máquina de lavar

Se tem máquina de lavar roupas ou tanque em casa, lembre-se de sempre utilizar a capacidade máxima do electrodoméstico. Junte uma boa quantidade de roupas antes de lavar e sempre feche a torneira de água, assim que notar que a máquina terminou o ciclo de lavagem e está apenas centrifugando.

Outra dica é, caso precise lavar menos roupa, utilize o botão “meio ciclo”, que precisa de menos água para realizar a lavagem.

Tanque

O tanque também está presente na área de serviços e pode ser um desperdiçador de água. Certifique-se que todas as torneiras estão em perfeito funcionamento e caso tenha o hábito de lavar roupas à mão, encha-o com água primeiro e trabalhe com baldes e bacias.

Siga a mesma ideia que fará ao lavar a louça, junte toda a roupa, molhe e esfregue e por último enxague tudo junto.

Jardim e piscina

Jardim e piscina podem ser outros espaços da casa que gastam água.

Piscina

Se tem piscina em casa, seja aquelas desmontáveis ou as fixas procure manter a água sempre limpa e pronta para uso. Para isso, utilize cloro e produtos de limpeza, remova sujidade com a ajuda da peneira e do aspirador.

No inverno e em épocas que a piscina não é utilizada – isso é válido até para a noite, após um dia muito quente – cubra o espaço com uma capa. Assim a água vai durar mais tempo. Essa dica é útil até para uma piscina plástica.

Jardim

Regar o jardim é uma tarefa que não precisa de mangueira. Apesar de ser mais fácil utilizar este objeto, prefira molhar as plantas usando um regador, um borrifador e até um pequeno balde.

Evita encharcar as plantas – e muitas delas não sobrevivem quando recebem muita água – e ainda economiza. Outra dica legal é manter a maior parte das plantas do jardim exposta à chuva. Assim, só precisa se preocupar com a rega nos períodos não chuvosos.

Calçadas

Para limpar as calçadas da casa, mantenha o hábito de varrer com certa frequência, assim evita sujidades mais difíceis de limpar. Quando for necessário lavar, aproveite um dia de chuva. Coloque um pouco de sabão, vista uma capa de chuva e limpe a calçada.

Se preferir, outra opção é usar baldes invés da mangueira. E se está pensando em desmontar a piscina plástica de 1.000 litros, reutilize a água que está ali para enxaguar a calçadas.

Carro

Para lavar o carro, aproveite também a ideia de usar baldes invés da mangueira. Encha-os conforme precisar molhar ou enxaguar o veículo. Esfregue todo o carro primeiro e só depois comece o enxague, para remover o excesso de sabão.

Use baldes de vários tamanhos para facilitar o trabalho e aproveite a mangueira apenas para enchê-los mais rapidamente com água.

Dicas extras para economizar água

Armazenar água da chuva

A água da chuva pode ser reutilizada em algumas partes da casa. Serve para lavar as calçadas e até para colocar na sanita. Sempre que possível experimente armazenar um pouco de chuva, pode ser com baldes mesmo.

Se puder investir um pouco mais, que tal um sistema de captação de água da chuva instalado na casa? Automaticamente ele direciona essa água para locais como a sanita.

Consertar fugas

Fugas podem ser grandes responsáveis para o consumo excessivo de água. O ideal é resolvê-los o quanto antes.

Prefira o chuveiro eléctrico

Chuveiros a gás demoram mais para aquecer a água, com isso perde alguns litros até efetivamente entrar no banho. Prefira ter um chuveiro eléctrico ou, caso o chuveiro seja a gás e demore um pouco aquecer, mantenha um balde na casa de banho para armazenar a água fria e aproveitar noutra parte da casa.

Pense que um banho de 15 minutos usando um chuveiro eléctrico consome 45 litros, por outro lado, se apostar nos modelos a gás, o gasto pode chegar a até 135 litros.

Torta de Laranja com Ovos Moles. Uma perdição tão fácil de fazer!

Como fazer bolo de Alface