em

ECLAIRS. Doces leves, recheados de creme!

Eclairs
ECLAIRS

Quem gosta desta sobremesa leve e deliciosa!?
Aí…eu gosto tanto!
Faço esta receita muitas vezes durante o ano, porque não é nada difícil depois de lhe apanhar o jeito.
E como quem me conhece sabe o quanto adoro fazer doces… estes não podiam faltar no meu repertório.
Os eclair são uns doces leves, recheados de creme que ficam bem , por exemplo, para servir num tabuleiro de festa de aniversário.
Esta massa rende cerca de 20 unidades de eclairs grandes e 50 unidades de miniaturas.
São tão bons!!
Quem quer uma fornada?

Ingredientes:

Massa Choux:

✅50g manteiga✅150ml água✅65g farinha✅2 ovos batidos
✅Creme pasteleiro (Faz-se em primeiro lugar e reserva-se) – ✅250 ml leite ✅ 250 ml água ✅ 2 ovos ✅ 2 gemas ✅200g açúcar ✅80gr farinha de trigo ✅ 2 c.chá essência de baunilha 

Num tigela misturam-se os ovos, as gemas, a farinha, a baunilha e o açúcar. Mexe-se até formar um creme homegéneo. Leva-se ao lume o leite e a água até ferver e retira-e do lume.Mistura-se o creme ao leite e mexe-se vigorosamente.Leva-se de novo ao lume até obter a consistência desejada.
Reserva-se e deixa-se arrefecer coberto com película aderente.

Cobertura:
Chocolate de culinária

Preparação:

1 – Leva-se ao lume um tacho com a manteiga e a água. Deixa-se derreter a manteiga.
2 – De seguida, retira-se do lume e adiciona-se a farinha toda de uma vez. Mexe-se e leva-se outra vez ao lume brando por 2 ou 3 minutos até que a massa engrosse ligeiramente e descole do tacho.
3 – Tira-se do lume e deixa-se arrefecer ligeiramente.
4 – Vai-se adicionando os ovos batidos aos poucos, envolvendo na massa. Mexe-se muito bem até obter um creme homogéneo. Coloca-se dentro de um saco pasteleiro.
5 – Num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, formam-se tiras de massa com o bico de pasteleiro. É necessário deixar espaço entre eles pois crescem bastante. Alisam-se as pontas molhando os dedos com água.
6 – Pulveriza-se os eclairs com água para criar vapor.
7 – Levam-se a cozer em forno pré-aquecido, com ventilação, nos 200ºC por 10 minutos. De seguida, baixa-se para os 170ºC por 20 minutos. A cor deve ficar um dourado pálido.
8 – Retira-se do forno e deixa-se arrefecer completamente.
9 – Cortam-se ao meio com cuidado e numa das metades recheia-se com o creme pasteleiro com a ajuda de um saco pasteleiro.
10 – Derrete-se o chocolate em banho-maria e cobre-se a outra metade com o chocolate. Unem-se as duas partes e deixa-se secar.

O que achou desta receita?

BACALHAU ASSADO EM “CAMA” DE AZEITE

DELÍCIAS