em

Pirulito Tradicional

Aqui vai um daqueles docinhos bem tradicionais, um pirulito ou chupa-chupa é um caramelo duro normalmente aromatizado com mel (mas existem várias variações) que é enrolado em papel vegetal ou de manteiga (ou melhor papel anti-aderente) e com um pauzinho espetado no centro.

Para esta receita e fazeres os pirulitos, para além dos ingredientes precisas de uns 30 pauzinhos grossos (se não encontrares para pirulitos compra os para espetadas e corta ao meio cada um) e de uma caixa com buracos redondos ou uma grelha com buracos redondos (podes sempre usar uma caixa de papelão e fazeres buracos nesta) para enfiares cada pirulito em cada buraco assim estes ficam de pé a arrefecer.

Ingredientes

  • Açúcar – 500gr
  • Vinagre de Maçã – 2 Colheres de Sopa
  • Água – 100ml
  • Mel – 50ml
  • Corante Vermelho – Opcional (+/- 1 Colher de Chá)

Instruções

Se não tiveres vinagre de maçã ou cidra podes usar sumo de limão ou lima sem problemas.
Prepara os cones, cortando o papel anti-aderente em quadradas de uns 10 centímetros cada, enrola na diagonal para fazer um canudo, se estes não mantiverem bem a forma usa um pouco de fita cola para fixar os canudos, corta os palitos de espetadas ao meio.
Começa por levar uma panela com a água, o vinagre e o mel em lume baixo.
Quando começar a aquecer começa a deitar o açúcar aos poucos, sempre a mexer.
Agora continua a mexer por mais uns 5 a 6 minutos até ficar tudo muito bem dissolvido, depois para de mexer e deixa ao lume por mais uns 20 a 30 minutos até obteres uma calda bem amarela e consistente, perto do ponto de fio (podes ver se está na consistência correta para isso usa uma colher para tirar um pouco da calda e deita esta em fio num copo de água fria se ao bater na água este deve criar uns cristais quebradiços então está no ponto), retira do lume e deixa na panela a descansar uns 5 minutos.
Por fim deita a calda em cada tubo e põe cada um no seu buraco, toma cuidado porque a calda é muito quente, enche todos, depois deixa estes arrefecer um pouco antes de enfiar o pauzinho e já está, espera até arrefecerem completamente e estão prontos a comer!

Dicas: Podes usar diferentes corantes para fazer pirulitos de várias cores, como também podes fazer com vários sabores, desde adicionar baunilha, hortelã, essência de café, ou misturar coisas como calda de fruta, amendoim torrado ou chocolate.

https://www.iguaria.com/

O que achou desta receita?

Tarte de Bruxa. Assustadora mas deliciosa!

Pudim de Rabanada com Maçã