em ,

Torta Recheada de Ovos Pobres

Quem é que não adora uma bela torta pelo Natal, eu tenho que admitir que eu prefiro estas que o mais comum tronco de Natal, já agora ovos pobres é a mesma coisa que um doce de ovos tradicional, apenas em vez de usar as gemas, uso todo o ovo o que cria um creme de ovo menos intenso o que é perfeito para uma mesa de Natal já bem rica.

Ingredientes
Massa de Torta

  • Farinha com Fermento – 150gr
  • Açúcar – 150gr
  • Ovos – 6 (L)
  • Manteiga – Para Untar
  • Chocolate de Culinária – Para Polvilhar
  • Doce de Ovos Pobres
  • Ovos – 6 (L)
  • Açúcar – 375gr
  • Água – 225ml

Instruções
Num pequeno tacho começa por preparar o doce de ovos pobres, junta água, açúcar, deixa cozinhar uns 18 minutos até criar uma calda fraca, não queres caramelizar é só criar uma calda de açúcar, retira do lume e deixa arrefecer
Bate os ovos numa tigela a parte, depois junta em fio a calda de açúcar com a batedeira sempre a bater rapidamente até criar um creme.
Leva a mistura de volta para o pequeno tacho de volta a um lume médio/baixo por uns 15 minutos sempre a mexer para cozinhar as gemas e engrossar a mistura, quando estiver bem cremoso, retira do lume.
Pré-aquece o forno a 180ºC e prepara uma forma baixa e larga retangular para tortas, forra todos os lados com papel anti-aderente, e unta bem com manteiga derretida.


Numa tigela grande junta os ovos com o açúcar e bate bem até obteres uma mistura homogénea.
Peneira a farinha para dentro da mistura e mistura com uma colher envolvendo sem bater.
Deita a mistura na forma e bate um pouco a forma com a massa para retirar bolhas de ar da mistura, leva ao forno por uns 10 min até ficar cozida, nota que não podes cozinhar o bolo demasiado, senão este vai ficar rígido e não vais conseguir enrolar.
Retira o bolo do forno e deixa arrefecer uns 5 minutos, depois retira da forma para cima de uma toalha ou pano, espalha então o doce de ovos pobres e com ajuda do pano vais enrolar até criar uma torta, move esta para uma travessa de servir.
Por fim deita o resto do doce de ovos pobres por cima e polvilha com chocolate de cozinha ralado e já está, bom apetite e Feliz Natal.

Dica: Toma atenção é normal na primeira ou segunda vez as tortas não saírem bem porque assaste demasiado ou não deste tempo suficiente, muito porque cada forno é diferente e neste caso a diferença entre uma massa perfeitamente assada e uma demasiado é uma questão de 1 a 2 minutos.

Fonte: https://www.iguaria.com/

O que achou desta receita?

Receita deTia Adelina