SOPAS DAS ALHEIRAS

As Sopas das Alheiras fazem parte da gastronomia popular transmontana. Em Trás-os-Montes no dia que se fazem as alheiras é obrigatório uma tachada de Sopas na mesa.

Estas sopas e, como nas alheiras cada localidade tem seu uso. As Sopas são muito simples: O pão que está talhado para as alheiras é o mesmo pão que é utilizado nas Sopas, depois regamos com o mesmo caldo onde cozeram as carnes para as alheiras.
Colocamos caldo de forma a que o pão fique bem molhadinho. Depois acompanhamos as Sopas com uns ossos da assuã e umas coxas de frango para as crianças.
Eu pessoalmente gosto de retirar a carne do osso da assuã e misturar nas Sopas. É um almoço que os transmontanos ficam a salivar de um ano para o outro, são sabores singulares, apenas possível no dia que se fazem as alheiras.
À mesa ouvem-se as opiniões sobre o tempero do caldo. Porque a seguir ao almoço e com o “papo cheio”, rectifica-se o tempero se for necessário, para começar a amolecer o pão das alheiras seguindo-se os seguintes passos para depois começar a encher.
No final do dia ainda se fala das SOPAS DAS ALHEIRA.
Fonte: Comida de Subsistencia