QUEM SE LEMBRA DE VER ALQUEIVAR A TERRA DESTA MANEIRA?

🌾 Alqueivar no Alentejo — quando a terra se virava com uma charrua e a força dos animais
Durante grande parte do século XX, muito antes de os tratores se tornarem presença habitual nas herdades, preparar a terra para novas sementeiras era um trabalho lento, pesado e profundamente dependente da força humana e animal. A imagem mostra precisamente esse mundo rural: um trabalhador segue atrás de uma charrua tradicional, orientando uma junta de animais enquanto o ferro rasga o solo. No Alentejo das décadas de 1940 e 1950, cenas como esta faziam parte do quotidiano de muitas explorações agrícolas.
Alqueivar significava trabalhar e revolver a terra, muitas vezes preparando-a para a cultura seguinte e ajudando a controlar ervas e a melhorar as condições do solo. O lavrador precisava de conduzir os animais com firmeza, mantendo a charrua no rumo certo. Não bastava andar atrás deles. Era necessário conhecer o terreno, perceber onde a terra estava mais dura, corrigir a profundidade do sulco e evitar pedras ou zonas onde o ferro pudesse prender.
O trabalho começava cedo. Nos meses de maior calor, aproveitar as primeiras horas da manhã era quase obrigatório. O homem seguia devagar, passo após passo, enquanto os animais puxavam. A cada passagem ficava para trás uma linha de terra revolvida. Depois outra. E outra. Uma parcela que hoje pode ser preparada rapidamente por maquinaria agrícola podia exigir longas jornadas de trabalho.
Quem lavrava desta forma criava também uma relação próxima com os animais. Cavalos, mulas ou outros animais de tração não eram simples força motriz: eram companheiros de trabalho indispensáveis. O lavrador sabia qual puxava melhor, qual se cansava primeiro e qual precisava de ser chamado à atenção. A voz, as rédeas e pequenos comandos eram suficientes para manter a junta alinhada.
Havia dias em que a terra colaborava. Depois de alguma chuva, o solo podia abrir com mais facilidade. Noutros, encontrava-se seco e duro, obrigando a maior esforço. Quando a charrua prendia numa raiz ou numa pedra, era preciso parar, libertá-la e retomar o sulco. O trabalho exigia atenção constante e deixava marcas profundas no corpo: mãos calejadas, braços doridos e horas seguidas a caminhar sobre terreno irregular.
Ao meio-dia, fazia-se uma pausa junto de uma azinheira, de uma parede ou onde houvesse alguma sombra. A refeição era simples: pão, queijo, azeitonas, algum enchido ou aquilo que tivesse sido preparado em casa. Os animais também precisavam de descanso e água. Depois, retomava-se a lavoura.
Este tipo de agricultura dependia muito do saber transmitido entre gerações. Um rapaz novo aprendia observando o pai, o tio ou outro trabalhador mais velho. Aprendia a atrelar, a regular a charrua e a perceber o comportamento do solo. Era conhecimento adquirido no campo, repetindo os mesmos gestos até deixarem de parecer difíceis.
A chegada dos tratores alterou profundamente este cenário. A mecanização permitiu trabalhar áreas muito maiores em menos tempo e reduziu uma parte considerável do esforço físico. Foi uma transformação decisiva para a agricultura portuguesa, embora tenha também feito desaparecer da paisagem figuras que durante décadas pareceram inseparáveis do campo.
Hoje, uma fotografia como esta é mais do que um registo de uma técnica agrícola antiga. É também a memória de uma época em que cada sulco aberto na terra dependia do passo dos animais, da força do lavrador e de muitas horas de trabalho.
Antes do motor, havia a charrua.
Antes do trator, havia uma junta de animais.
E antes da rapidez das máquinas, havia homens que conheciam a terra palmo a palmo.
