em ,

Pudim de Bacalhau

Pudim de Bacalhau
Pudim de Bacalhau

Compra-se o bacalhau com antecedência e livramo-nos das filas intermináveis dos supermercados. Comemos o bacalhau com antecedência também e lá teremos de voltar para a fila… Prometo-me que este ano vou contrariar esta minha tendência e não vou tocar nas últimas postas congeladas. Portanto se estão como eu, usem aquelas postas finas, feinhas, coitadinhas, desfiem e façam a vossa promessa comigo.


Ingredientes:– 2 postas de bacalhau- 2 cenouras- 1 dente de alho- 1 cebola- 1 molho de espinafres (usei congelados – 225g)- 1 malagueta vermelha (opcional)- 3 gemas- 3 claras- 4 colheres de sopa de farinha trigo- 1 colher de chá de fermento- sal- pimenta- pão ralado


Preparação:Coze-se o bacalhau.  Retira-se as peles e as espinhas e desfia-se. Pica-se o alho, a malagueta (sem as sementes), a cebola e rala-se as cenouras (piquei tudo junto no robot de cozinha). Coze-se os espinafres com pouca água, escorre-se e pica-se com uma faca. Se forem congelados cozam no microondas.Mistura-se as gemas com o bacalhau e os legumes. Tempera-se de sal e pimenta. Incorpora-se as claras bem batidas em castelo, misturando sem bater. Deita-se a massa numa forma untada e polvilhada com pão ralado. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 20 a 30 minutos. Desenforma-se e rega-se com um fio de azeite. Acompanhei com salada de tomate.
Nota: Usei uma forma rectangular tipo bolo inglês. Sobrou massa e aproveitei a restante pondo um aro de cozinha com um rectângulo de papel vegetal por baixo e apertei dos lados, como se fosse um rebuçado, isto para a massa não escorrer por baixo. Untei o papel vegetal com óleo spray, coloquei a massa e o pão ralado por cima, pois não é necessário virar a forma ao contrário. Foi ao forno menos tempo, pois a dose é menor.


Receita Adaptada do Livro “Cozinha Regional Portuguesa – Bacalhau”

Arroz de Feijão Encarnado (Sempre Perfeito)

Empadas Vegetarianas