in

DOCE DE TOMATE PORTUGUÊS

“Doce de tomate é de longe um dos meus favoritos, ainda me lembro o doce que a minha avó fazia, esta é a receita tradicional, noutro dia eu vou repetir com a receita da minha avó que tende a criar um doce de tomate mais rústico.

A diferença é que para este doce eu tirei a pele e uma grande parte dos caroços, para criar um doce mais suave, mas também fica bom com pele e caroços, é uma questão de gosto.”

Receita de Doce de Tomate Português

Ingredientes

  • Tomate – 1kg (já sem pele)
  • Açúcar – 800gr
  • Canela – 1 Pau
  • Limão – 1 Casca
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Se não tens o tomate já pelado, começa por pelar, aquecendo uma panela com bastante água a ferver e mergulhar os tomates lavados por uns 2 minutos, depois retira para uma tigela cheia de água bem fria com gelo, deixa repousar mais uns 5 minutos, depois retira os tomates e vais ver que a pele sai com facilidade.
  2. Se quiseres sem caroços, corta os tomates em metades e usa uma colher para retirar todos os caroços interiores (no meu caso eu só tirei de alguns tomates porque eu até gosto dos caroços mas não queria com demasiados caroços), deita tudo numa panela com o açúcar, pau de canela e casca de limão.
  3. Leva a panela a lume brando e deixa cozinhar por pelo menos uns 30 minutos até começar a ferver, começa a mexer com mais frequência, deixa cozinhar para ir apurando o sabor e perdendo água.
  4. Quando estiver espesso, retira a panela do lume e retira a casca de limão, o pau de canela e uma pitada de sal, depois com uma varinha mágica tritura o doce até ficar ao teu gosto ( eu gosto mal triturado ).
  5. Leva o doce de novo ao lume e deixa cozinhar mais um pouco até atingir o ponto de estrada ( deita um pouco do doce num prato e depois espalha numa linha o doce, se este mantiver a linha então está no ponto estrada ), então o doce está pronto.
  6. Podes guardar numa embalagem hermética ou frasco se fores consumir tudo num par de dias, se queres guardar por mais tempo o melhor é esterilizar uns frascos e guardar nestes.

Fonte: https://www.iguaria.com

TORTA DE OVOS POBRES

Courgette recheada com frango (aproveitamentos de frango)