em ,

Bacalhau à Brás Rústico

Aqui está outro prato bem tradicional de Portugal, o típico Bacalhau a Brás ou Bacalhau a Bráz é um prato simples de acima de tudo aproveitamento de bacalhau é algo entre uma tortilha espanhola de batata com ovos mexidos com bacalhau.

Tipicamente esta receita é feita com batata palha já frita, mas eu raramente compro batatas fritas e estava a pensar se devia eu ir fazer batatas fritas em palha em casa, mas mudei ideias a meio e decidi fritar as batatas e cenouras só com um fio de azeite, assim não vão ficar tão estaladiças mas também não vão ter quase nenhum óleo e como o resultado final não precisa de batatas estaladiças….

E no fim tenho que dizer que este bacalhau a brás ficou fantástico super cremoso, seco, mas pronto também ajuda que a posta de bacalhau estava fantástica, muitas vezes usa-se restos de bacalhau mais ressequido ( como usar restos de bacalhau assado) e logo o resultado final nunca vai ficar tão bom, vamos a receita.

Receita de Bacalhau à Brás Rústico

Variação da receita clássica de bacalhau a brás com as batatas fritas em palha feitas em casa.

Ingredientes

Bacalhau – 1 Posta (Já Cozida)
Batatas – 2
Cenoura – 1
Cebolas – 2
Alho – 2 Dentes
Ovos – 4
Azeite – Um Fio
Pimenta – Uma Pitada
Sal – Uma Pitada
Salsa – Para Polvilhar (A Gosto)
Azeitonas Pretas – Para Polvilhar (A Gosto)

Instruções

Descascar e fatiar em juliana fina tanto as batatas como as cenouras, eu usei uma mandolina para fazer fatias finas e depois só tive de fatiar em juliana, deita numa tigela com água.
Desfaz o bacalhau, fatia a cebola em rodelas finas e pica o alho finamente.
Escorre as batatas e cenoura e leva a uma frigideira com um fio de azeite e uma pitada de sal, frita até a cebola e cenoura ficar tenra, por volta de uns 12 minutos.

Retira as batatas e cenouras da frigideira, deita mais outro fio de azeite e junta cebola e alho picado, deixa cozinhar até a cebola ficar bem dourada, junta então o bacalhau desfiado e deixa cozinhar mais uns minutos.
Junta então a mistura de batatas e cenouras, seguido dos ovos batidos com uma pitada de sal, cozinha os ovos até ficarem ao teu gosto, prova e retifica de sal e pimenta.

E já está, serve com uma pitada de salsa e umas azeitonas, bom apetite.

Notas: Infelizmente não tinha azeitonas e só tinha coentros congelados por isso foi com isso, mas sim a receita tradicional leva salsa e umas azeitonas ;D
Esta receita de Bacalhau à Brás Rústico foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Fonte: https://www.iguaria.com/

Rissóis de Leitão

Bolinhas de bolacha com cacau