Receita familiar de Bacalhau á Padeiro
Com sabores que nos transportam para as ruelas pitorescas de Lisboa, esta receita é um verdadeiro encontro com a tradição e o sabor que nos aquece a alma. Prepare-se para uma explosão de emoções em cada garfada! 😍
Amantes de bacalhau, uni-vos! Hoje, trazemos uma verdadeira maravilha culinária direto das tradições portuguesas: o delicioso Bacalhau à Padeiro! 🇵🇹💕
Receita para 4 a 6 pessoas
- Ingredientes:
- 1 kg de bacalhau previamente demolhado
- 3 cebolas
- 3 cenouras
- 4 pães tipo carcaça ou bolinha
- 2 ovos
- Mix de pimentos qb
- 4 dentes de alho
- Azeite qb
- Salsa e coentros qb
- Leite morno qb
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta qb
- Paprika qb
- Azeitonas pretas qb
- Molho bechamel qb
Confecção:
Escalfe o bacalhau (1) e lasque-o. Corte a cebola em meias luas finas e leve ao tacho ou wok com 4 colheres de sopa de azeite, juntamente com o louro e os dentes de alho esmagados. Quando a cebola ficar translúcida (quebrada), junte a cenoura ripada finamente, os pimentos cortados em cubinhos, a paprika e os coentros picados. Deixe cozer em lume brando.
Junte então o bacalhau, misture com cuidado para não desfazer as lascas e acrescente o pão escorrido que entretanto humedeceu com o leite morno. Retire do lume, envolva neste preparado as gemas e prove de sal e picante.
Misture parte do bechamel e volte a envolver sobre lume fraco, Reserve
Bata as claras em castelo e junte ao restante bechamel, envolvendo-as com cuidado (pretende-se criar uma espécie de souflé).
Numa travessa ou tabuleiro de ir ao forno, despeje a mistura com o bacalhau, alise e por cima o restante molho béchamel. Leve a forno quente a 180º apenas para alourar.
Retire do forno e enfeite com salsinha picada e azeitonas pretas a gosto.
Bom proveito
(1) CONSELHOS ÚTEIS:
O bacalhau não deve ferver enquanto cozinha. Para que fique perfeito, mantenha o magnifico sabor, não perca as suas características e faça as apetitosas lascas, basta pôr a água a ferver com um dente de alho, uma folha de louro e um pouco de azeite. Assim que esta levanta fervura coloca-se o bacalhau com a pele para cima. Quando estiver a ameaçar levantar fervura novamente desliga-se, tapa-se o tacho e espera-se 15 minutos. O bacalhau vai ficar cozinhado o suficiente.”
Poderá também, caso as postas não sejam muito altas, colocar as postas de bacalhau num tacho, juntar um dente de alho, uma folha de louro e uma colher de sopa de azeite, e de seguida despejar água ou leite a ferver sobre o mesmo apenas até cobrir o bacalhau, Tape bem a panela e deixe escalfar durante meia hora.
Fonte: detrasdaorelha