
O Bacalhau da Consoada é uma tradição de Natal que não pode faltar à mesa. Há mil e uma formas de preparar bacalhau, por isso, fica difícil escolher a receita que mais agrada a todos.
Gosto muito de bacalhau de todas as formas e feitios. Com grão, com broa, com migas, com azeitonas, com pimentos, etc. É um dos meus peixes favoritos e, para mim, Natal sem bacalhau, nem é Natal.
INGREDIENTES (4 PESSOAS)
- 4 Postas de Bacalhau demolhado (do lombo)
- 16 Batatinhas novas
- 8 Fatias de Bacon fumado
- 10 Dentes de Alho
- 80g de Broa de milho
- 1 Colher (sopa) de Sultanas pretas
- 1 Colher (sopa) de Amendoins
- 1 Colher (sopa) de Amêndoas
- Salsa
- 300g de Caldo verde
- Azeite, Sal e Pimenta preta
PREPARAÇÃO
Corte as fatias de bacon ao meio e reserve. Coza as batatinhas, inteiras e com pele, em água temperada com sal. Escorra, pele-as e envolva uma metade de fatia de bacon em cada batatinha. Prenda com um palito e reserve. Na picadora, triture a broa com as sultanas, os amendoins, as amêndoas, uns raminhos de salsa e um fio de azeite.
Reserve. Regue o fundo de uma assadeira com azeite, disponha as postas de bacalhau com a pele virada para baixo e distribua as batatinhas enrolados com bacon e 6 dentes de alho esmagados. Regue tudo com um fio generoso de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos.
Retire e cubra cada posta com o preparado de broa e frutos secos. Leve novamente ao forno por mais 20 minutos, até dourar. Enquanto isso, aqueça um fio azeite e salteie os restantes dentes de alho picados com o caldo verde. Tempere com sal e pimenta e reserve. Retire o bacalhau do forno e sirva com o caldo verde salteado.
Fonte : http://otemperodanesita.blogspot.com