Arroz de Sarrabulho (Ponte de Lima)
O Arroz de Sarrabulho é um prato da cozinha tradicional portuguesa, originário de Ponte de Lima, sendo um dos mais genuínos do Alto Minho. Confecionado com vários tipos de carne (porco, vaca e galinha), sangue de porco e diversas especiarias, acompanha com os rojões à moda do Minho, belouras, tripas enfarinhadas ou batatas alouradas.
Esta receita tradicional surgiu nos meados do século XIX pelas mãos da cozinheira Clara Penha. Em 2006, foi criada a confraria do Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, a fim de divulgar e realçar o valor gastronómico e histórico deste prato.
Ingredientes:
(para 10 pessoas)
- ½ coração de porco
- 1 cravinho
- 1 folha de louro
- 1 kg de arroz
- 150 g de chouriço de carne
- 250 ml de sangue de porco (com um pouco de vinagre para não coagular)
- 500 g de carne de vaca (ganso redondo)
- 500 g de costeletas de porco
- 500 g de galinha gorda
- 500 g de ossos do assuão
- sal, pimenta, noz-moscada e cominhos q.b.
- sumo de limão q.b.
Confeção:
Coloque as carnes todas a ferver em cerca de 3 litros de água, com o louro, o cravinho, noz-moscada, sal e pimenta a gosto. Deixe cozer muito bem, retirando-se a espuma à superfície.
Quando as carnes estiverem cozidas, deixe-as arrefecer um pouco e desfie-as.
Retire a gordura em excesso da calda de cozer as carnes, retifique os temperos e deixe levantar fervura, acrescentando a água necessária.
Junte o arroz e, a meio da cozedura, adicione as carnes desfiadas e o sangue liquefeito. Deixa-se ferver em lume brando até o arroz estar cozido.
Por fim, junte o sumo de limão, o cravinho e os cominhos em pó.
Sirva o arroz de imediato e ainda “malandrinho”.
Fonte: https://www.cozinhatradicional.com/