em ,

Como dissolver Folhas de Gelatina

A gelatina dá consistência e uma textura gelatinosa característica às sobremesas. Podendo ser usada em pó, a gelatina em folhas é frequentemente usada nas receitas, sendo esta a forma com que muitas pessoas preferem trabalhar. No entanto, há que saber trabalhar as folhas de gelatina para poder tirar o máximo proveito das suas características na confeção das sobremesas.

Este artigo faz uma demonstração, passo a passo, sobre a forma correta de dissolver as folhas de gelatina, uma dúvida recorrentemente levantada pelos nossos leitores.

gelatina

Antes de se fazer qualquer utilização das folhas de gelatina, elas devem ser demolhadas ou, como se diz no Brasil, hidratadas. Este passo permite que a gelatina se expanda à medida que absorve a humidade da água, permitindo uma boa dissolução quando adicionada a um líquido quente. Vejamos, então, os passos a seguir para demolhar e dissolver eficazmente as folhas de gelatina:

  1. Retire as folhas de gelatina necessárias para a receita que está a preparar e demolhe-as/hidrate-as em água fria (o suficiente para cobrir as folhas).
  2. Pressione as folhas levemente com os dedos para que absorvam mais água.
  3. Deixe as folhas de gelatina submersas durante, pelo menos, 5 minutos.
  4. Quando estiverem completamente moles, retire-as da água fria e escorra-as bem.
  5. Deite água quente num recipiente fundo — aproximadamente 1 colher (sopa) por cada 4 folhas de gelatina — e adicione a gelatina escorrida.
  6. Mexa bem para que a gelatina fique completamente diluída e pronta a utilizar.
Dicas:
  • Depois de demolhadas/hidratadas, pode dissolver as folhas de gelatina no micro-ondas (cerca de 10 segundos para 4 folhas). Quando retirar a gelatina, mexa para ter a certeza que está completamente derretida.
  • Se demolhar mais do que 1 folha de gelatina, separe-as, pois se ficarem juntas não vão absorver bem a água. Poderá cortá-las para que a absorção seja mais fácil.
  • Pode dissolver a gelatina em água, leite ou outro líquido quente que esteja a usar na receita. O importante é nunca a deixar ferver, pois ficará fibrosa e perderá o seu poder de geleificação.
  • A gelatina deve ser sempre empregue quente ou morna nas receitas para que não forme grumos. Se a for usar num doce frio, depois de completamente derretida, junte-lhe um pouco do líquido frio e mexa bem para misturar. Se puser a gelatina derretida diretamente no doce frio, ela solidifica e cria grumos.

Fonte: http://www.docesregionais.com

Comentários

A carregar...

0
Creme-da-Madre-Joaquina

Creme da Madre Joaquina. Tradicional do Norte de Portugal

Como fazer Massa de Pastilhagem