Como fazer Torresmo de Rissol de Porco servidos como entrada em muitos restaurantes típicos alentejanos

Ingredientes:

sal q.b.
água q.b.
1 kg de redenho (redanho)

Modo de preparo:

Os torresmos do rissol tradicionalmente eram feitos no dia da matança do porco num tacho de barro. Hoje são servidos como entrada em muitos restaurantes típicos alentejanos, também os há á venda nos supermercados (bem caros por sinal) mas com uma qualidade inferior.

O redenho deve ser muito bem lavado, cortado em pedaços com uma tesoura e colocado num tacho, na falta de um tacho de barro deve utilizar-se um tacho anti-aderente neste caso deve juntar 1 a 2 colheres de sopa de água para evitar que este se pegue ao tacho e que salpique.

Pode também temperar com um pouco de sal (muito pouco). Mas o normal é temperar os torresmos com sal grosso assim que se retiram do tacho.

DICA: O liquido acastanhado que ficou no tacho deve ser coado (com um coador metálico com malha fina para reter todas as impurezas) e colocado num recipiente. Quando este liquido arrefece fica uma banha clarinha que pode ser utilizada em diversos pratos culinários.

Nota: O redanho, já se encontra com alguma facilidade nos hipermercados, junto á carne de porco embalada.

A gordura que é largada durante a fritura, é passada por um coador e pode ser guardada numa caixinha no frigorifico, pois não é mais do que banha, com um excelente sabor e que tem este aspecto enquanto está quente
E assim depois de arrefecer e solidificar.

Fonte: https://dicasfemininas-su.blogspot.com/