Receita de Lampreia à moda antiga

Minha querida família e amigos, hoje venho compartilhar convosco uma receita clássica e tradicional da nossa querida região Alentejana: Lampreia à moda antiga. Oh, que delícia esta iguaria é! Preparem os vossos corações e paladares para uma experiência gastronómica única e inesquecível.

Foto ilustrativa do Restaurante Cantarinha Do Guadiana

A Lampreia, senhores e senhoras, é uma criatura das águas, encontrada em rios e riachos de nossa bela região do Alentejo. Este peixe de aparência peculiar, com sua boca em forma de ventosa e corpo serpentino, é um tesouro culinário apreciado há séculos por nossa gente.

E como preparar tal iguaria? Ah, deixai-me contar-vos o segredo guardado por nossas avós ao longo das eras! A Lampreia Alentejana é preparada com esmero e carinho. Primeiramente, é preciso limpá-la cuidadosamente, removendo-se as impurezas para que sua carne seja pura e nobre.

Depois, ela é cozinhada em um molho especial, composto de alho, cebola e tomate, temperado com especiarias que exaltam os sabores e aromas dos campos alentejanos. A suculência da lampreia é mantida, pois a cozedura é feita de maneira meticulosa, para que a textura macia e delicada seja preservada.

Acompanhada por um bom vinho da região, a Lampreia Alentejana é uma festa para os sentidos, uma experiência gustativa que transporta os comensais aos tempos áureos de nossa história. Como é reconfortante lembrar das tradições de outrora e honrar nossas raízes através de tão nobre prato!

Receita de Lampreia à moda antiga:

Ingredientes:

  • 1 lampreia fresca (aproximadamente 1,5 kg)
  • 2 cebolas grandes, picadas
  • 3 dentes de alho, picados
  • 150 ml de azeite virgem extra
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de salsa

  • 1 ramo de coentros
  • 1 pitada de pimenta-preta
  • 1 pitada de cominhos em pó
  • 1 pitada de cravinho em pó
  • 1 copo de vinho tinto Alentejano
  • Sal a gosto
  • Fatias de pão caseiro para acompanhar
Foto ilustrativa do restaurante O Cabeçudo.

Modo de preparo:

Antes de mais nada, é importante limpar a lampreia. Lave-a bem com água fria e retire as barbatanas, cortando também a cabeça e a cauda. Depois, faça um corte ao longo do ventre e remova o sangue, lavando-a novamente com vinagre e água. Escorra bem e reserve.

Numa panela de barro (como antigamente se fazia), coloque o azeite, a cebola, o alho, o louro, a salsa e os coentros. Deixe refogar em lume brando até a cebola ficar transparente e macia.

Adicione a lampreia à panela e tempere com a pimenta, os cominhos, o cravinho e o sal. Regue com o vinho tinto e deixe cozinhar em lume brando durante aproximadamente 1 hora, ou até que a lampreia esteja tenra e o molho apurado.

Enquanto isso, torre as fatias de pão caseiro para acompanhar. Tradicionalmente, servimos a lampreia com o seu molho sobre o pão, e a combinação é divinal!

Quando a lampreia estiver pronta, retire-a com cuidado da panela e coloque-a numa travessa. Despeje o molho por cima e decore com mais coentros frescos.

Está pronta a nossa Lampreia à moda antiga! Sirvam em boa companhia, apreciando cada garfada como se fosse um verdadeiro banquete do passado.

Espero que apreciem esta receita tanto quanto eu e que a tradição da nossa região Alentejana continue a ser honrada através da nossa culinária. Bom apetite!

#LampreiaAlentejana #ReceitaTradicional #ComidaAntiga #CulináriaPortuguesa #SaboresDoAlentejo