em ,

COMO FAZER PANQUECAS

COMO FAZER PANQUECAS
PANQUECAS
PANQUECAS

COMO FAZER PANQUECAS

Antes de mais, convém salientar que uma panqueca não é um crepe.

crêpe (do francês) é popular na França e caracteriza-se por ser uma rodela de massa maior em tamanho, embora mais fina em grossura. E apesar da palavra correspondente em português para crêpe ser panqueca, a pancake (do inglês) é muito popular no continente americano (American Pancakes) e equivale a uma rodela de massa mais concentrada e, portanto, mais grossa e mais alta.

As panquecas são muito versáteis. Ficam bem no pequeno-almoço, no lanche ou num belo piquenique, acompanhado de doce, gelado ou salgado.

De seguida apresentamos passo a passo o modo para confeccionar, de forma simples, panquecas frescas, leves e macias em sua casa.

Para uma média de 25 panquecas, deverá ter consigo os seguintes ingredientes:

  • 300 gramas de farinha de trigo tipo 55;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
  • 1 pitada de sal fino;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida arrefecida;
  • 5 decilitros de leite, preferencialmente, meio gordo;

Para preparar as panquecas vai precisar ainda dos seguintes utensílios: uma taça para preparar a massa, uma vara de arames, uma concha da sopa, uma frigideira (ou outro utensílio próprio para confeccionar panquecas/crepes) e uma espátula para as virar.

Comece por pesar, peneirar e misturar todos os ingredientes secos (farinha, fermento, açúcar, bicarbonato e sal) numa taça.

Adicione-lhes depois o leite, os ovos, a manteiga, cada ingrediente na sua vez, e misture bem com o auxílio da vara de arames.

A massa deve ter alguma consistência (semi-líquida), pelo que se esta, depois de bem misturada, estiver completamente líquida ou, pelo contrário, demasiado consistente, pode ter cometido alguma falha.

Para aumentar a densidade da massa junte-lhe, aos poucos, farinha. Para diminuir, adicione leite. Misture sempre até dissolver.

Tenha em atenção que a massa estará no ponto se, quando puser uma concha de massa na frigideira, esta se espalhar um pouco, mas não por completo. Lembre-se, como dissemos acima, uma panqueca não é um crepe.

Com a massa pronta, pode preparar as panquecas de imediato, mas a massa ficará ainda mais leve e saborosa se a deixar descansar por 30 minutos em local fresco (frigorífico, por exemplo).

Leve a frigideira (ou outro utensílio próprio) ao lume para que aqueça bem. Utilize, preferencialmente, um anti-aderente.

Em princípio, não será necessário qualquer tipo de gordura. A panqueca feita com os ingredientes que acima se mencionaram, desde que bem misturados, descola-se facilmente da frigideira, com óptimo aspecto.

De qualquer forma, a cozinha depende do cozinheiro, por isso, se precisar, unte a frigideira com óleo, recorrendo a um guardanapo para evitar o excesso de gordura.

Coloque uma concha de massa no centro da frigideira. A panqueca está pronta a virar quando começar a fazer bolhas ou um minuto de cada lado até alourar. Vire com a ajuda da espátula.

Não desanime se a primeira panqueca não sair exactamente como imagina. É apenas um teste, os fogões e demais utensílios variam de casa para casa. As seguintes ficarão perfeitas, porque aí já saberá exactamente como funciona o seu fogão e porque a própria frigideira estará com a temperatura adequada.

Para que se tornem ainda mais fáceis de confeccionar, pode preparar, por exemplo, o dobro dos ingredientes secos e usar metade para consumir de imediato e guardar o restante em frasco próprio a que apenas terá de juntar os respectivos ingredientes líquidos assim que lhe apetecer preparar panquecas novamente.

As panquecas são mais saborosas se as consumir frescas, mas pode também congelá-las. Congele-as em pilha, separando-as apenas com película aderente.

Acompanhe as suas panquecas com doce de fruta, gelado, pasta salgada, ganache, açúcar e canela, etc.

Ficam bem em qualquer ocasião. Pode acompanhar com o quiser ou não acompanhar com nada que, mesmo assim, serão óptimas, de tão simples.

Creditos: https://asminhasreceitas.com

Arrozdefeijao

COMO FAZER ARROZ DE FEIJÃO

Arroz de marisco