em ,

Tipos e variedades diferentes de Cafés

Tipos e variedades diferentes de Cafés

Café vem da semente da planta do café, basicamente a planta tem uma fruta vermelha ou roxa e a semente da planta é onde está a origem do café, existem 2 variedades de plantas do café, Arábica e Robusta, sendo que 60% da produção é Arábica e 40% Robusta, Arábica tende a criar café com menos cafeína mas com um aroma mais complexo, também Arábica tende a ser uma planta mais sensível e mais difícil de criar, Robusta tende a criar um café com mais cafeína com um sabor mais simples e a planta tende a ser bem uma planta mais robusta.

Para criar o café vai-se secar (a seco ou molhado), depois vai-se torrar (muito ou pouco) e por fim triturar para se fazer o café, a torra é importante para o sabor, quanto mais torrado mais forte fica o sabor mas perde aroma.

O sabor final do café vem da origem do café, café Arábica brasileiro não tem o mesmo sabor que café Arábica do Vietname, da torragem (se é muito ou pouco torrado) e da mistura de cafés, hoje em dia a maioria do café é uma mistura de cafés de várias origens inclusive misturas de café Arábica com Robusta para criar um café com um perfil especifico e no final a forma como o café é feito!

Formas de Fazer Café

  • Café de Filtro – Este tipo de café é feito numa máquina que vai deitar água quente aos poucos para um filtro com café triturado finamente, este depois escorre para uma chaleira.
  • Café Prensado – Normalmente feito numa prensa francesa, o café triturado finamente é junto a água quente por uns minutos (normalmente 4 minutos) e depois é prensado para separar as borras de café do liquido.
  • Café feito a Frio – Café triturado é misturado com água fria e deixado por pelo menos 20 horas até a maioria do café ser extraído, depois o café é filtrado para ser bebido.
  • Expresso – Este tem de ser feito numa máquina que cria água quente pressurizada, esta passa por café triturado finamente e compactado.

Claro que existem outras formas de fazer café, desde o simples café turco, café com chaleira Moka ou café feito em Vácuo.

Tipos de Café mais Comuns em Portugal

Expresso (ou Café, ou Bica) – Feito a partir da máquina de expresso, cria um café denso com espuma e um sabor perfumado, é também o café que está por base de uma variedade de outras bebidas de café, em Portugal café quase sempre quer dizer um expresso.

Garoto (ou Pingo) – Café com leite numa chávena de expresso.

Café Curto (Italiano) / Médio / Cheio (Longo / Comprido) – Expresso com pouco café, médio ou cheio até ao topo.

Café com Cheirinho – Café com Aguardente.

Meia de Leite – Café com leite numa chávena grande.

Galão – Meia de leite num copo comprido.

Café Pingado – café apenas com um bocadinho de leite (só mesmo uma pinga. Não é enchido até ao topo).

Café sem Princípio – as primeiras gotas que saem do manipulo não vão para a chávena.

Abatanado – Café numa chávena grande (de meia de leite).

Carioca – Café fraco feito com as borras já usadas de outro café.

Tipos de Café mais Comuns no Mundo

Café Expresso – De longe o mais comum e prático, mesmo que por exemplo no Japão e Estados Unidos o gosto é por café de filtro, logo este é mais comum que o café expresso.

Café Americano – É um expresso com o dobro da água, logo mais aguado.

Café Longo (Lungo/Doppio) – Um café mais longo ou um duplo expresso.

Café Cubano – É um expresso longo com açúcar amarelo ou mascavado.

Café Crema – Um expresso longo com bastante espuma.

Café Latte – Ou Café com Leite, um café expresso com leite e espuma de leite.

Café Cappuccino – É um café expresso com leite, espuma de leite e um pouco de chocolate ou cacau por cima.

Café Mocha – É um cappuccino com um pouco de chocolate em pó misturado com o café.

Café Marocchino – Similar ao Mocha, mas com mais chocolate e num copo maior com espuma de leite e cacau por cima.

Café Macchiato – Ou café manchado é leite com um pouco de café, ou se for curto um expresso com espuma de leite.

Café Ristretto – É um café expresso que é extraído com metade da água e logo bem mais forte.

Café de Vienna – São 2 cafés expressos com natas batidas.

Existem claro diversas variações, podes pedir um cappuccino sem chocolate, ou um café mais longo ou mais curto ou duplo café, também existem variações geográficas onde se oferecem chocolates com o café, cascas de limão ou copos de água para arrefecer o café.

E claro que existem ainda mais bebidas feitas com café, como café Irlandês feito com whiskey, misturas de café com chá, licores de café, café com gelado, cafés gelados, mas da lista podes tirar os tipos de cafés mais populares.

Creditos: www.iguaria.com

Dicas e Truques com Saladas

7 Dicas para Cozinhar com Álcool