RISOTTO DE CAMARÃO

Há algumas regras e poucos segredos para fazer um risotto. O arroz terá que ser tipo arbóreo, carnaroli, vialone nano ou outro para risotto, deverá ser frito com a gordura inicial, o vinho é usado logo como o 1.º líquido para que o álcool evapore, o caldo/água a ser usado é colocado aos poucos até ser absorvido pelo arroz para que este fique cremoso, o queijo parmesão ralado e a manteiga ficam para o fim e antes os comensais esperarem pelo risotto que o risotto espere para ser servido.

Claro que há variações possíveis, o arroz a ser usado pode ser o carolino (jamais usar arroz agulha), mas embora seja de grão pequeno e forme goma, não é igual ao arroz para risotto que tem muito amido. Resulta num bom prato de arroz, mas sem a essência de um risotto.

Com estas simples regras, qualquer um é capaz de fazer um belo risotto desde o simples Risotto alla Milanese, apenas com açafrão, ao Risotto de tudo e mais alguma coisa.

Fiz assim…
RISOTTO DE CAMARÃO

INGREDIENTES

  • 250g de arroz para risotto (não lavar)
  • 1 fio de azeite1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho500g de camarão cru descascado
  • 100ml de vinho branco seco (martini por exemplo)1l de caldo de camarão
  • 1/4 colher (chá) de pimenta preta moída1/4 colher (chá) de pimenta de caiena
  • 1/4 colher (chá) de açafrão ou açafrão-das-índias (curcuma)4 colheres (sopa) de coentros ou salsa picada
  • sal100g de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

PREPARAÇÃONum tacho colocar o azeite e levar ao lume. Fritar ligeiramente os alhos bem picados e a cebola picada, sem ganhar nenhuma cor, apenas até ficar transparente.

Juntar o arroz e deixar fritar ligeiramente.Refrescar o arroz com o vinho branco e mexer.

Acrescentar os camarões crus e fritar um pouco.Acrescentar o caldo de camarão quente aos poucos, mexer bem para soltar do fundo.
Entre os acrescentos de caldo, temperar com as pimentas, o açafrão-das-índias e a salsa/coentros (guardar 1 colher (sopa) para enfeitar).
Acrescentar mais caldo quando o arroz começar a pegar ao fundo do tacho.

Assim que o arroz estiver cozido (ao provar não se encontra o interior duro), mas inteiro, ao fim de 15-20min. juntar um pouco mais de caldo, a manteiga e o queijo (guardar 1 colher (sopa) por pessoa). Mexer.

Servir de imediato polvilhando com o restante queijo e salsa/coentros picados em cada prato.

Rende para 4 pessoas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES– O caldo de camarão pode ser obtido triturando cabeças de camarões cozidos em água quente e posteriormente coado, ou então dissolvendo no 1l de água a ferver 2-3 colheres (sopa) de sopa de marisco instantânea, conforme o gosto;

– O caldo de marisco instantâneo tem sal, por isso deve-se apenas acrescentar o sal no final, para rectificar;- Se o camarão a ser usado foi cozido, por exemplo para se obter o caldo de camarão com as cabeças, então junta-se ao risotto mais para o fim da preparação. Convém usar camarão que não seja muito pequeno (tamanho 40/60 no mínimo), já que este risotto apenas é de camarão.

Fonte: https://paobolosecia.blogspot.com/