in ,

Leitão Assado no Forno com Pele Crocante

Deliciosa receita de leitão tenro assado no forno com um toque forte de pimenta preta e uma deliciosa pele bem crocante.

Ingredientes

  • Leitão – 2 Kg
  • Banha de Porco – 2 Colheres de Sopa
  • Louro – 2 Folhas
  • Pimenta Preta – 1 Colher de Sopa
  • Sal – Uma Pitada Generosa

Instruções

Começa por secar a peça de leitão bem com papel de cozinha, depois num almofariz junta a banha de porco, sal e pimenta, esmaga tudo bem para criar uma pasta.

Barra generosamente a pasta pelo leitão, cobre este e deixa de um dia para outro.

Quando for altura de preparar o leitão, liga o forno a 220ºC, com uma grelha a meio do forno e um tabuleiro em baixo para pegar a gordura que vai escorrer (depois podes usar essa gordura para fazer um molho).

Põe a peça de leitão na grelha com a pele virada para baixo e deixa assar uns 20 a 30 minutos até a carne estar dourada.

Vira então o leitão com a pele virada para cima e baixa o forno para uns 200ºC, deixa assar por mais uns 45 a 60 minutos (depende da grossura da tua peça), sendo que de 20 em 20 minutos abre o forno e retira o excesso de gordura da pele, isso vai ajuda estar a secar e ficar mais estaladiça.

Experimenta um pouco da carne para ver se está tenra, quando estiver, retira do forno, se quiseres um sabor mais intenso a pimenta faz o molho em baixo que eu escrevi em baixo e pincela o leitão, depois deixa esfriar um pouco antes de cortar e servir, bom apetite

Notas: Como era um petisco foi uma peça de 2 kg, mas se queres para uma refeição, pensa em pelo menos 500gr por pessoa e ajusta a receita.

Para um molho no fim, podes juntar os restos da gordura que saiu do leitão (se não saiu muita usa banha), com pimenta preta, uns dentes de alhos esmagados e uma pitada de sal, leva a um pequeno tacho a lume médio por uns 5 minutos e quando o leitão sair do forno, pincela generosamente o molho quente por todo o leitão.

Fonte: https://www.iguaria.com/

Filhoses de Carnaval no Alentejo

Bolo de Batata Doce – Tão bom que até parece mentira