in

Bolachas de Cerveja

Estas bolachas, de confeção simples, são muito estaladiças, leves e saborosas, sem se tornarem demasiado doces.

São muito comuns na região da Covilhã, encontrando-se geralmente à venda nas pastelarias locais como um doce regional. No entanto, são conhecidas de norte a sul de Portugal.

Ingredientes:

(para cerca de 60 bolachas)
  • 1 pitada de sal
  • 150 ml de cerveja
  • 200 g de manteiga sem sal
  • 500 g de farinha de trigo
  • açúcar q.b.

Confeção do Modo Tradicional:

Junte a cerveja, a manteiga derretida.Pouco a pouco, vá juntando a farinha com o sal, até a massa ficar moldável.Estenda a massa, de forma a ficar com uma espessura muito fina, numa superfície dura e plana, polvilhada com açúcar.Corte as bolachas com um cortador a gosto (pode usar um copo pequeno se gostar do formato tradicional de bolacha ou fazê-las em tiras, como é muito comum verem-se).Cubra toda a superfície das bolachas com açúcar e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, até estarem loirinhas (10 a 15 minutos).

Preparação na Bimby:

Ligue o forno a 180º C.Coloque a cerveja e a manteiga no copo da Bimby e programe 15 segundos, velocidade 6.Junte a farinha e o sal e programe 30 segundos, velocidade 6.Retire a massa do copo e amasse um pouco com a mão (a massa fica com uma consistência elástica).

Polvilhe uma superfície com açúcar e estenda a massa com um rolo até ficar com uma espessura muito fina. Vire a massa e proceda de igual modo.

Com o copo medidor da Bimby, recorte as bolachas (se preferir, pode dar-lhes o formato retangular, muito usual nas bolachas de cerveja).

Disponha as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 10 a 15 minutos, até as bolachas dourarem.

Nota:

O tabuleiro não precisa ser untado e, como as bolachas são mais finas, cozem depressa.

Bolos de Arroz. Receita tradicional da nossa infância!

Mousse de laranja…. uma sobremesa muito fresca e deliciosa!