Bolachas de Cerveja
Estas bolachas, de confeção simples, são muito estaladiças, leves e saborosas, sem se tornarem demasiado doces.
São muito comuns na região da Covilhã, encontrando-se geralmente à venda nas pastelarias locais como um doce regional. No entanto, são conhecidas de norte a sul de Portugal.
Ingredientes:
(para cerca de 60 bolachas)
- 1 pitada de sal
- 150 ml de cerveja
- 200 g de manteiga sem sal
- 500 g de farinha de trigo
- açúcar q.b.
Confeção do Modo Tradicional:
Junte a cerveja, a manteiga derretida.Pouco a pouco, vá juntando a farinha com o sal, até a massa ficar moldável.Estenda a massa, de forma a ficar com uma espessura muito fina, numa superfície dura e plana, polvilhada com açúcar.Corte as bolachas com um cortador a gosto (pode usar um copo pequeno se gostar do formato tradicional de bolacha ou fazê-las em tiras, como é muito comum verem-se).Cubra toda a superfície das bolachas com açúcar e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, até estarem loirinhas (10 a 15 minutos).
Preparação na Bimby:
Ligue o forno a 180º C.Coloque a cerveja e a manteiga no copo da Bimby e programe 15 segundos, velocidade 6.Junte a farinha e o sal e programe 30 segundos, velocidade 6.Retire a massa do copo e amasse um pouco com a mão (a massa fica com uma consistência elástica).
Polvilhe uma superfície com açúcar e estenda a massa com um rolo até ficar com uma espessura muito fina. Vire a massa e proceda de igual modo.
Com o copo medidor da Bimby, recorte as bolachas (se preferir, pode dar-lhes o formato retangular, muito usual nas bolachas de cerveja).
Disponha as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 10 a 15 minutos, até as bolachas dourarem.
Nota:
O tabuleiro não precisa ser untado e, como as bolachas são mais finas, cozem depressa.