in , ,

Qual é o pão mais saudável e o que engorda menos?

Qual é o pão mais saudável? O pão engorda? Se sim, qual é o que engorda menos? Tudo aquilo que deve saber sobre este alimento está aqui.

O pão é, por tradição, um dos alimentos mais consumidos no mundo. A sua simplicidade e flexibilidade na utilização, tornam-no um companheiro perfeito para as refeições. E é uma solução fácil quando se trata de ter algo para petiscar. Pode ser ingerido em qualquer uma das três refeições do dia. E são tantas as variedades que fica sempre a questão de saber qual é o pão mais saudável.

Quando se decide parar de comer o típico pão branco por conta própria ou por indicação do nutricionista é necessário procurar alternativas. É normal que surjam dúvidas sobre qual a melhor opção de pão existente no mercado. A principal preocupação, normalmente, é escolher um pão que não engorda.

Nutrientes e composição do pão

Os nutricionistas aconselham o consumo moderado de pão, desde que seja um tipo de pão com determinadas características nutricionais. Isto porque o pão é um alimento composto por carboidratos, vitaminas e minerais que devem fazer parte de uma alimentação equilibrada.

Embora, até há relativamente poucos anos, a composição do pão consistisse sobretudo em farinha de trigo, água, fermento e sal, nos últimos anos apareceu uma grande variedade de pães no mercado com mais diversidade de ingredientes na sua composição que fornecem muitos mais nutrientes.

Embora o pão, seja ele qual for, forneça fibras, um componente vegetal que nos ajuda a regular o trânsito intestinal, a verdade é que nem todos os pães têm as mesmas quantidades. Como exemplo, podemos apontar o pão branco, feito com farinha de trigo refinada: possui menos da metade da fibra do pão de trigo integral.

Por outro lado, embora seja verdade que precisamos comer cerca de 50% de carboidratos por dia (e que o pão oferece boa parte desses carboidratos), também é verdade que também os consumimos diariamente através de outros alimentos.

Portanto, se o que queremos é não ultrapassar a ingestão máxima recomendada de carboidratos e calorias, uma forma de o fazer é consumir pão que não seja feito com a típica farinha de trigo refinada, pois normalmente fornecem cerca de 10% a menos carboidratos.

Mas a pergunta que todos fazem é: o pão engorda? O pão tem ingredientes que não são adequados se queremos emagrecer. Por exemplo glúten, amido e farinhas. E tudo depende do organismo de cada indivíduo.

Qual é o pão mais saudável?

Existe uma grande diversidade de pães no mercado. Entre os mais conhecidos estão pães brancos, integrais, de forma e panificados. Mas quando se trata da escolha mais saudável, existem outras opções.

Pão de aveia

pão de aveia é muito saudável e leve. É rico em fibras, ferro, cálcio e proteínas. Tem baixo teor de glúten e ajuda a manter o colesterol em equilíbrio, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Complutense de Madrid. Por possuir um carboidrato complexo, fornece energia aos poucos, por mais tempo, mantendo-nos saciados.

Pão multicereais

São perfeitos para comer durante uma dieta graças à sua elevada quantidade de fibras que proporcionam um rendimento muscular otimizado. Além disso, por ser feito com uma mistura de farinhas e sementes de trigo integral, fornece muitas vitaminas e minerais. A cereja no topo do bolo? Exige um esforço para ser mastigado que gera mais saciedade e ajuda a controlar a ingestão.

Pão de centeio

É um dos mais saudáveis. O grão de centeio é muito mais compacto e permite que tenha baixo teor de gordura. É rico em minerais e ácidos gordos saudáveis, como o ácido linoléico. Tal como o pão de aveia e o pão multicereais, o pão de centeio fornece uma variedade de vitaminas B, fibras e carboidratos complexos de absorção lenta.

Pão de Espelta

A principal contribuição da farinha de espelta, além de ser um carboidrato complexo e oferecer boa quantidade de fibras para uma boa digestão, é que também contém os outros dois macronutrientes (proteínas e gorduras), além de múltiplas vitaminas e minerais, incluindo vitamina E, grupo B, sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco ou ferro.

Fonte: https://ruralea.com/

Rabanadas de leite

As famosas bolachas americanas grandes