in ,

Figos Alentejanos. É de se lhe tirar o chapéu, compadres…

Olá, meus queridos sobrinhos! Os figos alentejanos, uma das frutas mais deliciosas e nutritivas que existem. Pois é, os figos alentejanos são um produto típico dessa região, que tem um clima mediterrâneo ideal para o seu crescimento.

Antigamente, os figos eram um dos produtos da alimentação-base do alentejano rural. Não existe monte alentejano típico que não tenha junto ás suas paredes, pelo menos uma figueira, pois a sua enorme sombra protegia também as paredes do excesso de calor.

Além disso, a Figueira atraía a passarada, que os nossos antepassados adoravam apanhar para cozinhar. Portanto, esta árvore proporcionava sombra, frutos e petiscos todo o ano.

No Alentejo de outros tempos, a alcunha “Papa-Figos” era relativamente comum e geralmente aplicava-se a indivíduos magricelas que, devido á fome endémica, tinham um apetite voraz, comendo tudo o que se lhes aparecia pela frente…
É de se lhe tirar o chapéu, compadres….

Os figos alentejanos são colhidos entre agosto e setembro, quando estão bem maduros e doces. Eles têm uma casca fina e macia, de cor verde ou roxa, e uma polpa suculenta e saborosa, de cor branca ou vermelha. Os figos alentejanos podem ser consumidos frescos, secos ou em compotas, doces e licores. Eles são ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que fazem bem para a saúde.

História e curiosidades sobre os Figos

Mas o que torna os figos alentejanos tão especiais e divertidos? Bem, além de serem uma delícia, eles também têm uma história curiosa e uma tradição cultural muito interessante.

Vocês sabiam que os figos alentejanos eram usados como moeda de troca na antiguidade? Pois é, eles eram tão valiosos que serviam para pagar impostos, dívidas e até mesmo o dote das noivas. Os figos alentejanos também eram considerados um símbolo de fertilidade e prosperidade, e eram oferecidos como presentes em ocasiões especiais.

Tradições

Uma das tradições mais divertidas envolvendo os figos alentejanos é a chamada “festa dos figos”, que acontece todos os anos em algumas aldeias do Alentejo. Nessa festa, as pessoas se reúnem para celebrar a colheita dos figos, comer, beber e dançar. Mas o ponto alto da festa é quando as pessoas começam a atirar figos uns nos outros, numa brincadeira animada e divertida. Quem leva mais figadaços ganha o título de “rei dos figos” ou “rainha dos figos”, e tem direito a um prêmio especial.

RECEITAS FEITAS COM FIGOS ALENTEJANOS

  • Sopa de tomate com figos secos
  • lombo de porco recheado com figos secos e presunto
  • Bolo de figo e noz
  • Tarte de figo e mel
  • Açorda de bacalhau com figos secos,
  • Arroz doce com figos secos
  • Pudim de pão com figos secos
  • Sopas de Cachola do Norte Alentejano: uma sopa típica da região norte do Alentejo que leva sangue cozido, rojões, coração, pulmão e fígado de porco, marinados em vinho tinto e temperos, e que se serve com pão alentejano e figos frescos ou secos.

E aí, ficaram com vontade de experimentar os figos alentejanos? Então não percam tempo e procurem essa fruta maravilhosa nas feiras e mercados da sua cidade. E se tiverem a oportunidade de visitar o Alentejo, não deixem de participar da festa dos figos e se divertir muito. Os figos alentejanos são uma verdadeira delícia e uma ótima forma de conhecer um pouco mais da cultura portuguesa.

RECEITAS DA TIA ADELINA

Dicas para fazer uma Caldeirada de Lulas perfeita

Receita de Semifrio com Pudim