in

Como cozer PERCEBES

O Percebe ou Perceve, é das espécies de crustáceo mais apreciada e é verdadeira iguaria na Península Ibérica, sendo especialmente típica entre o litoral de Portugal e o da Galiza.

O habitat típico do percebe é as rochas expostas em regiões com águas movimentadas, especialmente em áreas forte rebentação marítima.

É um marisco com características próprias, que se assemelha popularmente com pé de porco. A pesca ou captura do percebe é uma atividade perigosa, sendo comum acidentes de queda nas rochas ou arrastamento pelo mar.

A frescura do percebe nota-se pelo seu cheiro forte a maresia. O percebe é mar em forma de animal.

Aqui deixo a forma mais simples de os cozinhar, como aprendi na zona do litoral oeste de Portugal onde nasci e cresci, mantendo o seu sabor incomparável a mar.

Como Cozer PERCEBES

Ingredientes:

  • Percebe
  • Água do mar ou água e sal (água salgada como a água do mar)

Preparação:

Lavar e limpar muito bem os percebes. Retirar algas e areia.
Colocar submersos em água fria dentro dentro de uma bacia por alguns minutos para largar possível areia que possam ter.
Colocar, num tacho largo, a água do mar ou a água com bastante sal. Certifique-se de que está salgada como a água do mar.

Levar ao lume até levantar fervura.
Quando a água estiver a ferver bem, colocar uma porção dos percebes, sem encher demasiado o tacho, para que a água volte a ferver rapidamente. Mexer um pouco para distribuí-los uniformemente.

Assim, que a água voltar a ferver, chegou a altura de retirá-los da água. É rápido. Retire com uma escumadeira para um recipiente largo para que não acumule o calor entre eles. Deve sacudir um pouco para arrefecer e colocar imediatamente no frigorífico.

Se a quantidade de percebe for grande, voltar a repetir o processo. Assim que retirar a primeira porção de percebes da água a ferver, colocar mais uma porção a cozinhar, e assim sucessivamente. Isto permite que todo o processo de cozedura do percebe seja rápido, permitindo que a água ferva rapidamente.

Receita também em vídeo no canal do YouTube da comida colorida só porque sim aqui 👇

Fonte: https://comidacolorida.blog/

Lingueirão à Bulhão Pato

Lulinhas Baby “Puntilla” á Algarvia