in ,

Malassadas com mel de cana

Foto de Madeira Quase Esquecida
Foto de Madeira Quase Esquecida

Origem da Malassada Madeirense

A malassada foi feita pela primeira vez por habitantes da Ilha da Madeira e supostamente surgiu por católicos que necessitavam de gastar iguarias como açúcar e manteiga que tinham a mais por casa de forma a se prepararem para a Quaresma (que como todos sabemos é uma época de alguns sacrifícios gastronómicos) e a aproveitar os produtos. Daí surgiu este doce dos aproveitamentos e da quaresma, com um acompanhamento especial, o mel de cana, que tem sido imprescindível na doçaria madeirense, que também remonta as suas origens à época da produção de açúcar no arquipélago no século XV, e que, ainda hoje em dia se mantem com muita estima. O mel-de-cana começa a ser produzido em 1938, pela Fábrica do Mel, hoje conhecida por Fábrica de Mel-de-Cana do Ribeiro Sêco, uma das principais fábricas da ilha nesta iguaria, juntamente com o engenho da Calheta, que iniciou a sua atividade por meados do século XIX.

Primeiras referências acerca das ‘malassadas’

O primeiro termo utilizado para este famoso doce carnavalesco foi identificado em 1609, num dicionário de língua portuguesa. Mas a primeira atestação foi citada na documentação histórica da Madeira, mais especificamente nos livros de receita do ‘’Convento da Encarnação’’, em 1762, mostrado na imagem abaixo.

Porque se chama malassada?

Na gastronomia tradicional madeirense o nome ‘’malassada’’ provém do facto de a massa não cozer totalmente (mal-assadas) no seu interior, tal como o seu exterior, que também se deve manter claro.

Influências Madeirenses nesta confeitaria

Na Madeira é tradicional comer esta confeitaria no Carnaval, e com mel de cana, devido à caraterística da cultura madeirense, ou seja, da produção açucareira. Não há muitos registos acerca do início da confeção deste produto, mas é certo de que em Canárias esta tradição também é celebrada da mesma maneira, devido às influências madeirenses e no Havai, com esta denominação, tendo sido levado pelos portugueses que emigraram da Madeira, para ir trabalhar na plantação de cana de açúcar a partir de 1878.Esta difusão tornou-se tão grande que deu origem ao dia da Malassadas(Mardi gras), ou a terça-feira gorda, neste estado americano, podendo ser apreciada no festival de “Punahou School Carnival”, que muitas das vezes são recheadas com chocolate.

Igualmente na ilha de rodes e no sudeste de Massachusetts, há também uma grande população de luso-americanos que muitas vezes servem iguarias portuguesas, incluindo malassadas.

Malassadas Receita:

  • 1kg de farinha de trigo T55
  • 750ml de leite meio-gordo                                                                
  • 6 Ovos
  • 30g de fermento de padeiro
  • 1 Colher de chá de sal
  • Raspa de 1 limão
  • Óleo para fritar
  • Mel de cana q.b

Malassadas Como Fazer / Modo de preparação:

Coloque a farinha, o sal e o açúcar numa tigela;

Desmanche o fermento na água morna e coloque na tigela, bata com os ovos sempre até formar “bolhas de ar’’;

Junte o leite aos poucos, mexendo sempre muito bem;

Deixe levedar durante 2 horas, tapa-se com folha de alumínio ou um pano;

É essencial que a frigideira com o óleo esteja bem quente antes de iniciar a fritura e que contenha uma boa altura de óleo. Deita-se a massa na frigideira com a ajuda de 2 colheres de sopa,

Depois de tirar da frigideira deixe arrefecer num papel absorvente e sirva acompanhado com mel de cana.

Para 50 malassadas

Tempo de confeção 2horas. 

Diferença entre sonhos e malassadas:

Os sonhos são menos densos e mais fofos que as malassadas, mas igualmente regados com mel de cana. Os Sonhos são leves e não apresentam muito recheio, em contrário as malassadas são consistentes e recheadas. No dia seguinte a terem sido feitas ficam mais duras e vai-se acentuando conforme os dias passam.

Fonte; https://blog.madeira.best/

Grão com Polvo

Bolo Pudim de Maçã e Nozes