em

Rabanadas com Creme de Ovos

Rabanadas, um doce de Natal por excelência, uma tradição que não pode faltar na mesa.
Há tantas receitas diferentes, com leite, com vinho, com água e açúcar, com e sem calda… já experimentei imensas variações, misturei leite com vinho, passei-as só por gemas antes de fritar, mergulhei em calda de vinho doce e frutos secos…As que vos trago são as “rainhas” entre as rabanadas, cá em casa já não querem outras! Eu ainda insisti mas foi em vão… 
São muito apreciadas e sempre pedidas estas meninas amarelinhas, ninguém se farta delas, são mesmo uma “tentação sobre a mesa”!

Ingredientes (rendeu cerca de 18 unidades):

  • pão cacete duro (usei cacete do fininho);
  • 10 claras (podem ser mais se houver de sobra);
  • leite q.b.
  • casca de limão;
  • óleo para fritar.

Creme de Ovos

  • 500 g de açúcar;
  • 250 ml de água;
  • casca de limão;
  • 10 gemas.

Execução:
Cortar fatias de pão cacete duro  (3 a 4 dias) na diagonal, com a espessura de um dedo.
Ferver o leite com uma casca de limão.
Bater as claras em castelo firme.
Embeber o pão no leite e escorrer um pouco o excesso. Cobrir de ambos os lados com as claras aconchegando um pouco, seja generoso e se tiver claras em excesso aproveite para gastar mais algumas.

Formar pequenas nuvens,  envolvendo  totalmente a fatia de pão.Fritar em óleo moderadamente quente, procurando que não se toquem para não se pegarem umas às outras (poucas de cada vez).

Deixar escorrer sobre papel absorvente, de ambos os lados, troque o papel as vezes necessárias para retirar o máximo de gordura possível, mas não pressionar.Preparar o creme de ovos fervendo a água com o açúcar e a casca de limão, durante 5 minutos.Retirar do lume e deixar arrefecer, até a calda estar apenas morna.Adicionar as gemas batidas, misturar bem e levar de novo ao lume, em temperatura moderada, mexendo sempre até começar a querer levantar fervura. Baixar a temperatura para o mínimo, continuar a mexer e assim que o creme estiver espesso retirar.Colocar as rabanadas no prato de servir, regar generosamente  cada uma com o creme de ovos.Polvilhar com canela a gosto.

Não resista, é tempo de festa e de cometer alguns excessos, vá lá… delicie-se. Experimente-as na festa de passagem de ano, sucesso garantido! Imaginem colocar na boca um pedacinho de nuvem coberto com um raio de sol e perfumado com o melhor da terra. Delicioso!

Fonte: http://tentacoesobreamesa.blogspot.com/

O que achou desta receita?

Bolo Rei de Maça e Frutos Secos

Licor de Leite