in

Couratos: Um dos melhores petiscos de Portugal

Os couratos podem dar inúmeras receitas, basta haver imaginação e criatividade. Mas atenção, o seu sabor é intenso e altamente viciante… Ora, (com)prove!

COURATOS: O QUE SÃO?

Após a matança do porco, nada se perde e tudo se aproveita. Mesmo os “subprodutos da indústria suína”, como orelhas, pele, bochechas, tudo é passível de ser aproveitado e, por isso, o courato também surge no seguimento dessa ideia de nada se desperdiçar.

O courato é a pele ou o couro duro e espesso do porco. Consiste nos pedaços da pele e de porco cozidos, os quais são, posteriormente, fritos em azeite virgem ou, mesmo, assados na sua própria gordura. Muito do seu sabor está nos condimentos que são usados no tempero dos couratos, antes da sua fritura ou assadura. A diferença de condimentos confere sabores distintos aos couratos. Todavia, após estarem cozinhados, é ainda possível adicionar outros condimentos.

Fique, ainda, a saber que este ingrediente é um alimento bastante nutritivo, apresentando um elevado teor em proteína (cerca de 70%).

COURATOS FRITOS – A RECEITA

INGREDIENTES

  • 1,2 kg de courato
  • óleo bem quente q.b.

PREPARAÇÃO

Corte 1,2 kg de courato em tiras e frite-as em óleo bem quente.

Escorra sobre papel absorvente e tempere com sal.

Bolo de Iogurte Simples na Airfryer

Bolo de Toranja